Projeto “Tempo de Brincar” chega ao bairro Itapuca

by Diário do Vale

Projeto promete unir diversas gerações com brincadeiras de rua que eram muito comuns décadas atrás – Foto Carina Rocha

Domingo, dia 15, vai ser de muita nostalgia e animação na Praça das Mangueiras, na Itapuca. Promovido pela Prefeitura, o projeto “Tempo de Brincar” promete unir diversas gerações com brincadeiras de rua que eram muito comuns décadas atrás. Queimada, vivo e morto, pique-bandeira, peteca, dança das cadeiras, amarelinha e muitas outras atividades estão na programação. Além disso, no mesmo local a Prefeitura realiza mais uma edição do projeto ‘Árvore do Saber’. As ações acontecem de 9h às 13h.
De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é resgatar velhos hábitos e atividades, que correm risco de serem perdidos para as próximas gerações, agregando valores às tradicionais ações recreativas entre pais e filhos. A lista de brincadeiras conta ainda com: queimada, pique bandeira taco, cabo de guerra, corrida de saco, dança das cadeiras, ovo na colher, coelhinho sai da toca, estátua, vivo e morto, amarelinha, peteca, bambolê, pião, pula elástico e pula corda.
– Esse projeto resgata as brincadeiras antigas e a interação dos pais com as crianças. A missão é trazer isso tudo de volta, tirando as crianças de dentro de casa e fazendo com que elas aproveitem um dia de sol. O convite é feito a toda a família, pois pessoas de todas as idades serão bem-vindas nas brincadeiras. – explica Luzia Diniz, uma das organizadoras do evento.

Leitura em foco
No mesmo dia e local, acontecerá também o tradicional projeto ‘Árvore do Saber’, que levará roda de leitura e contação de histórias para todas as idades. Além da experiência de contato com livros, do mergulho no mundo da ficção e dos contos, o projeto leva títulos para o sistema de “pegue e leve”, proporcionando a oportunidade de estender a leitura para o cotidiano.
O objetivo deste sistema é dar um destino às doações recebidas e promover o acesso gratuito ao livro, para incentivar o hábito da leitura. Livros repetidos e similares são destinados ao projeto, para que de uma forma descomplicada os títulos sejam colocados em um expositor, proporcionando aos interessados a oportunidade de pegar e avaliar o livro de acordo com seus critérios e necessidades.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996