Região de Visconde de Mauá lança Rota do Paraíso

by Diário do Vale

Visconde de Mauá – Em uma parceria entre o Sebrae RJ e a Mauatur, a região de Visconde de Mauá acaba de lançar a Rota do Paraíso. São seis caminhos que sugerem passeios sem pressa pelo melhor da gastronomia, do artesanato, das artes e da produção orgânica de Mauá. Há também caminhos para a hospitalidade, para observação das lindas aves e de eco aventuras. A região é conhecida por suas inúmeras cachoeiras e riachos de água cristalina que se moldam pela paisagem de montanhas.
Nestas águas, as trutas se adaptaram muito bem e tornaram-se um ingrediente típico da região. Por isso, até o dia 10 de novembro as pousadas e os restaurantes estão celebrando a 17ª Temporada da Truta Visconde de Mauá. Pousadas, bares, empórios e restaurantes servem um prato ou petisco especial com truta desenvolvidos a partir de workshops de gastronomia que ocorreram entre o fim de setembro e o início de outubro, ministrados pelos chefs André Murray, Dani Keiko, Ari Kerspers e Julio Buschinelli, um dos criadores da Temporada.
Participam da Temporada da Truta 37 locais, formando uma rede de estabelecimentos que objetivam melhorar a qualidade do turismo de experiência da região que engloba trecho do estado do Rio de Janeiro e trecho do estado de Minas Gerais.
– O evento é uma das ações para estimular, desenvolver e consolidar o turismo gastronômico local, incluindo, além das belezas naturais, também um roteiro gastronômico – comenta a representante da Mauatur, Ana Luiza Ferraz.
Para o chef André Murray um dos pontos altos da temporada é que “segue a tendência mundial de buscar pela produção local, incluir os produtores rurais no circuito interno e ser o elo entre o produtor, o estabelecimento gastronômico e o consumidor final”.
Além de servirem um prato principal especial com truta, alguns restaurantes e pousadas elaboraram uma refeição harmonizada. Almoço ou jantar com menu completo: entrada, prato principal e sobremesa harmonizados com vinho ou espumante. A Pousada Terras Altas terá jantar harmonizado dia 9 de novembro, às 21h. Na entrada, figo roxo fresco recheado com presunto de Parma e bursin de búfala que vem acompanhada de vinho espumante Brut. O prato da temporada, composto por truta salmonada grelhada com musseline de abacate e coulis de beterraba será servido acompanhado pelo vinho Monte Pascoal Chardonnay. De sobremesa, pão de mel com molho inglês.
No Babel, a refeição harmonizada é servida de quinta a domingo, até dia 10 de novembro. De entrada, mil folhas de truta, abacate, creme azedo e caviar de sagu, acompanhados por taça de Kir Royale, drink que combina licor de cassis com espumante. O prato principal com truta vem acompanhado de vinho branco e na sobremesa, cheesecake de queijo de cabra com goiabada, acompanhado por Moscatel de Setúbal.
O restaurante Rosmarinus também oferece refeições harmonizadas, mas sem cardápio definido. A sugestão é elaborar a sequência após bate-papo informal do chef com os clientes. “A alma da harmonização é completar os sabores do prato, trazendo à tona ingredientes que antes estavam em segundo plano, transformando totalmente a experiência do comensal. Como estou frequentemente no restaurante, posso adaptar o cardápio às preferências de cada um”, diz o chef do restaurante Rosmarinus, Júlio Buschinelli.

Serviço

17ª Temporada da Truta 2019
Até 10 de novembro, na região de Visconde de Mauá
Informações: www.visiteviscondedemaua.com.br / (24) 3387-1283
Instagram: @temporadadatrutamaua

Rota do Paraíso – Seis caminhos pelo que há de mais especial na região Visconde de Mauá
Caminhos Encantos e Sabores Gastronômicos – bares, restaurantes, empórios e cervejarias
Caminho da Hospitalidade – hotéis e pousadas
Caminho das Artes e Ofícios – ateliês, lojas de artesanato e locais para visitação
Caminho das Aves – melhores pontos para observação de pássaros
Caminho Eco Aventuras – organização de passeios na natureza com segurança e vistas imperdíveis
Caminho das Oliveiras e Orgânicos – vivência rural e visita a produtores

 

Cachoeira do Escorrega: Uma das favoritas entre as cachoeiras da região de Visconde de Mauá (Foto: Divulgação)

 

You may also like

3 comments

Fernando 30 de outubro de 2019, 20:21h - 20:21

Artigo ótimo, falta fotos, ilustrar uma matéria assim fundamental, o lugar é lindo

sao carlos 30 de outubro de 2019, 14:23h - 14:23

Parabéns pelo artigo,adorei!

Capeta da grota do Santa cruz 30 de outubro de 2019, 12:56h - 12:56

Paraiso que cai tromba d’água e avalanche de terra…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996