Resende celebra 100 anos de nascimento do escritor Macedo Miranda

by Diário do Vale

Resende – A prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, está preparando atividades em comemoração aos 70 anos do Museu de Arte Moderna (MAM), entre elas uma exposição sobre o centenário de nascimento de Macedo Miranda. O escritor idealizou e ajudou na abertura do Museu de Arte Moderna no município, além de ter tido grande influência na criação da biblioteca municipal e também na literatura de um modo geral.
A mostra “Carrego Resende em Mim – 100 Anos do Escritor Macedo Miranda” é realizada pelo Arquivo Histórico de Resende, em parceria com o Museu de Arte Moderna do município e com o apoio da FAT (Faculdade de Tecnologia) UERJ. A exposição retrata a vida e as obras de Macedo Miranda, com o objetivo de mostrar a importância do escritor para a cultura do município.
A população pode conferir as obras até o dia 28 de março, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, no MAM de Resende, localizado na Rua Dr. Cunha Ferreira, no Centro Histórico.
“Carrego Resende em Mim” reúne painéis contando a biografia e as produções do homenageado como jornalista e poeta. Também são apresentados documentos, matérias de jornais, fotos e exemplares de seus livros. Além disso, a escultura produzida pelo artista plástico Samuel Rosa ajuda a dimensionar a importância de Macedo Miranda para Resende e para o cenário literário brasileiro.
Segundo o presidente da Fundação da Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, o escritor merece muitas homenagens pelo seu centenário.
– Como presidente da instituição que há 30 anos levo o seu nome, só posso reforçar a importância do escritor para a história de Resende e seu papel relevante para a literatura brasileira na metade final do século XX – ressalta Thiago Zaidan.
Grande parte do material exposto no MAM faz parte do acervo da instituição. O diretor do Arquivo Histórico de Resende, Angelo Tramezzino, conta que o acervo foi doado pela própria família do escritor.
– Há alguns anos a família de Macedo Miranda nos confiou a guarda de um vasto material sobre ele. São documentos, fotos, recortes de revistas e jornais e objetos pessoais do escritor. Nosso papel como instituição é preservar e divulgar a singular trajetória deste resendense – disse Angelo Tramezzino.

Conheça um pouco mais sobre Macedo Miranda

José Carlos de Macedo Miranda, conhecido mais pelos familiares e amigos como Zuza, nasceu em Resende, no dia 8 de março de 1920, e passou toda sua infância no bairro Lavapés. O escritor faleceu em 5 de março de 1974.
Macedo Miranda era formado em Direito, advogou e substituiu inúmeras vezes o Promotor Público da cidade, além de ter sido Consultor Jurídico da prefeitura de Resende. Em 1948, quando assessorava o prefeito da época, Geraldo Rodrigues, criou a Biblioteca Pública. Em 1950, com apoio de diversos artistas e amigos, criou o Museu de Arte Moderna de Resende.
Macedo Miranda é autor de 16 livros e um destes que marcou sua carreira foi a obra “O Deus Faminto”, tornando Macedo Miranda um dos mais importantes escritores fluminenses de sua geração.

Serviço

Exposição ‘Carrego Resende em Mim – 100 anos do Escritor Macedo Miranda’
Período de visitação: 10 a 28 de março
Horário: terça a sexta-feira, de 10h às 18h
Local: MAM, Rua Dr. Cunha Ferreira, Centro Histórico
Entrada gratuita

‘Carrego Resende em Mim’: Exposição retrata a vida e as obras de Macedo Miranda (Fotos: Divulgação)
História exposta: Objetivo é mostrar a importância do escritor para a cultura do município

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996