Restrita a poucos leitores, obra de Euclides Neto ganha nova edição

by Diário do Vale
Nova edição: As obras completas reúnem ainda crônicas, relatos políticos e memorialísticos  (Foto:Divulgação)

Nova edição: As obras completas reúnem ainda crônicas, relatos políticos e memorialísticos (Foto:Divulgação)

Por Folhapress

No elenco de escritores nascidos na zona cacaueira da Bahia e inspirados pelos conflitos dessa região, reservou-se ao romancista Euclides Neto (1925-2000), por quase sete décadas, algum lugar entre o esquecimento e as tiragens modestas.

Restrito a poucos leitores, manteve-se à margem da projeção de outros narradores “grapiúnas”, como Jorge Amado, Adonias Filho, Jorge Medauar e Hélio Pólvora.

O renascimento literário de Euclides dependeu do esforço de sua filha, Denise Teixeira, dedicada à organização das obras completas do pai.

Os 13 títulos agora relançados pelas editoras Edufba e Littera ajudam a posicionar o autor na paisagem cultural brasileira e de seu próprio Estado, onde é mais conhecido pela trajetória política.

Advogado de trabalhadores rurais e ex-militante comunista, Euclides foi prefeito da cidade de Ipiaú (BA), a 353 km de Salvador, entre 1963 e 1967. Numa pequena revolução, tornou-se um pioneiro da reforma agrária: desapropriou uma área de 167 hectares e assentou desempregados e indigentes na “Fazenda do Povo”.

Na década de 1980, assumiria a secretaria estadual de Reforma Agrária do governador Waldir Pires, posicionando-se como pré-candidato à sucessão baiana.

Autor do livro “O Romance dos Excluídos – Terra e Política em Euclides Neto”, Elieser Cesar avalia que o “malfadado realismo socialista” marcou suas obras iniciais, “Birimbau” (1946) e “Vida Morta” (1947). O romance social nordestino dos anos 1930, de José Américo de Almeida a Graciliano Ramos, seria uma influência duradoura.

– A Euclides Neto não interessa mais a expansão e a consolidação da lavoura do cacau, com seu processo civilizatório e sua inexorável carga de violência, como observamos em ‘Terras do Sem-Fim’, de Jorge Amado, mas a sua decadência – diz Elieser, contista e mestre em letras pela Universidade Federal da Bahia.

 Excluídos

O estudioso reconhece na obra dele uma “Tetralogia dos Excluídos” formada por “Os Magros” (1961), “O Patrão” (1978), “Machombongo” (1986) e “A Enxada e a Mulher que Venceu seu próprio Destino” (1996).

Os contos do livro póstumo “O Tempo É Chegado” (2001) absorvem transtornos sociais do declínio econômico do cacau. “Na roça ainda encontravam uma tambora de aipim, uma jaca, frutas do mato. Na cidade era a fome parda e suja”, descreve no conto “O Velho e os Três Meninos”.

Na fase final, Euclides costumava escrever no escritório de sua casa, em Ipiaú, acrescentando à disciplina literária as viagens a uma pequena fazenda de cabras, no semiárido, onde aprimorava os textos. Elogiado pelo filólogo Antônio Houaiss, o “Dicionareco das Roças de Cacau e Arredores” (1997) sedimentou sua pesquisa de linguagem.

O escritor Hélio Pólvora vê no amigo uma “fusão encantatória” entre o linguajar da boca do sertão baiano e uma pitada de gramática.

– Ele mistura bem o que é erudito e o que é popular. Em outras palavras, a fala do povo dito inculto e a expressão do intelectual de escrita correta. Inclina-se mais para a primeira, fazendo lembrar Guimarães Rosa – diz Pólvora, admirador de “Machombongo” – para ele, o romance mais “ambicioso” de Euclides.

As obras completas reúnem ainda crônicas, relatos políticos e memorialísticos.

Em 2013, a jornalista Lília de Souza lançou o perfil biográfico “Euclides Neto”. Há uma nova biografia em andamento, coordenada pela filha.

Com a reedição do conjunto de ficções, a família pretende ampliar o número de leitores e redimensionar Euclides na história literária. Assim, como registra o “Dicionareco”, o autor enfim poderá “estanhar pelo mundo”.

Coleção Euclides Neto

Autor: Euclides Neto

Editora: Edufba/ Littera

Preço sugerido R$ 25 (cada volume) ou R$ 250 (coleção de 13 volumes)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996