Ridley Scott e o medo dos extraterrestres

by Diário do Vale
Frágeis: Seres humanos não seriam páreo para alienígenas

Frágeis: Seres humanos não seriam páreo para alienígenas

Ridley Scott, o cineasta britânico da série Alien, acha que existe vida no espaço e que um contato com esse tipo de vida não será benéfico para os seres humanos. Entrevistado pelo site Space.com sobre seu último filme “Alien: Covenant”, Scott disse que devem existir “centenas de espécies alienígenas lá fora, em mundos distantes”. E concluiu: “Os habitantes da Terra devem esperar o pior se esses seres resolverem visitar o nosso planeta”. O ponto de vista do cineasta é semelhante ao do físico Stephen Hawking, que acha que os seres humanos não devem enviar mensagens para o espaço fornecendo a localização do nosso mundo.

Em outra entrevista, para a agência de notícias francesa France Press, o cineasta estimou entre 100 a 200 “entidades de outros planetas” que poderiam ter seguido um padrão evolutivo semelhante ao nosso. Como nos filmes da série Alien, os seres humanos não teriam chances de vencer um confronto com essas criaturas do espaço. “Se formos suficiente estúpidos para desafiá-los seremos dominados em três segundos”. Mas nem todos os especialistas em vida extraterrestre concordam com a visão pessimista de Scott. O site Space.com ouviu a opinião do astrônomo Seth Shostak, que dirige o Instituto SETI. O SETI tem usado antenas parabólicas para tentar captar sinais de vida inteligente no espaço. Shostak discorda da avaliação do cineasta quanto a existência de “cem ou duzentas” espécies de seres inteligentes em nossa galáxia. Ele acha que devem existir muito mais.

“Não temos dados que permitam quantificar um número exato” ele disse ao Space.com. Shostak lembrou que existem cerca de um trilhão de planetas só na nossa galáxia, a Via Láctea, e dois trilhões de galáxias no Universo inteiro. Se em todos esses mundos a vida inteligente se desenvolver em apenas um em cada mil planetas, ainda assim teríamos bilhões de criaturas inteligentes em todo o Universo. E como muitos desses mundos são mais antigos do que a Terra, a vida inteligente teria evoluído para muito além do que existe em nosso planeta atualmente.

Pessimista: Ridley Scott no cenário do ‘Alien: Covenant’

Pessimista: Ridley Scott no cenário do ‘Alien: Covenant’

O falecido astrônomo Carl Sagan e o escritor Arthur C. Clarke acreditavam que a vida orgânica teria uma tendência a evoluir para a vida cibernética. Espécies biológicas como o homem seriam logo superadas por inteligências artificiais. O que é a tese do futurólogo israelense Yuval Harari, autor do livro “Homo Deus” (vide o Guia de Leitura aí atrás). Clarke e Sagan acreditavam que se encontrarmos seres extraterrestres, algum dia, eles serão robôs, ou talvez cyborgues, criaturas metade máquina, metade animal.

Stephen Hawking teme que os extraterrestres se comportem como as criaturas do filme “Independence Day”. Percorrendo o Universo para saquear mundos como a Terra, escravizando seus habitantes e sugando todos os recursos naturais como minérios e energia. Ann Druyan, viúva de Sagan e produtora da série Cosmos acha que esse é um ponto de vista ingênuo. Se uma espécie extraterrestre for suficientemente avançada para esgotar todos os recursos de seu sistema solar eles seriam capazes de criar tudo o que precisam a partir de elementos mais simples encontrados no Universo.

Outra ideia comum em filmes de terror, como a série Alien, é de que os extraterrestres poderiam considerar os seres humanos uma iguaria deliciosa. Assim como nós comemos os animais menos inteligentes do nosso planeta, como peixes e bois. Para Shostak essa ideia também não se sustenta. A bioquímica dos ETs provavelmente seria diferente da nossa. E se tivéssemos alguma coisa em nossos corpos que fosse nutritiva para eles, eles poderiam produzi-la em seus sintetizadores de matéria.

Numerosos: Bilhões de espécies podem habitar nossa galáxia

Numerosos: Bilhões de espécies podem habitar nossa galáxia

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

You may also like

1 comment

Anderson 15 de maio de 2017, 20:39h - 20:39

A possibilidade de vida fora da Terra é realmente instigante, mas também não acredito em alienígenas malignos, muito menos que eles já nos visitam de vez em quando. Pela quantidade de eventualidades que foram necessárias para o surgimento de vida inteligente aqui na Terra, esta deve ser bem rara no universo. A nós só resta por enquanto investigar a possibilidade de vida no próprio Sistema Solar, pois em outros sistemas estelares só mesmo as gerações futuras bem longínquas.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996