quarta-feira, 8 de dezembro de 2021 - 09:42 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Sala Preta oferece curso de teatro gratuito

Sala Preta oferece curso de teatro gratuito

Matéria publicada em 14 de maio de 2017, 08:40 horas

 


Inscrições estão abertas e podem ser feitas por jovens entre 15 e 29 anos

Barra Mansa – O Curso Sala Preta 2017 – Dramaturgia em Processo está com inscrições abertas. A novidade deste ano é que por meio do Edital Geração Cultura da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o curso será oferecido gratuitamente. Podem se inscrever jovens entre 15 e 29 anos.

O projeto faz parte do Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica.

São oferecidas 25 vagas que serão preenchidas por um processo de seleção. Para se inscrever, o candidato precisa enviar uma carta de intenções para o e-mail ([email protected]) e comparecer as duas aulas testes que serão realizadas no dia 23 e 30 de maio, das 18h às 22h, na Sala de Espetáculos Tulhas do Café, localizada no Parque da Cidade, em Barra Mansa. Os selecionados participarão de encontros todas as terças-feiras, a partir do dia 6 de junho, das 18h às 22h, também no Tulhas do Café. O espetáculo de conclusão do curso será apresentado em dezembro e fará outras apresentações até março de 2018. São, ao todo, dez meses de duração entre aulas, ensaios e apresentações.

Além de propor práticas simultâneas em jogos e improvisação, música e ritmo cênico, o curso desenvolve processos dramatúrgicos colaborativos. Desde o seu início, o Curso Sala Preta pretende promover a experiência teatral a partir de diferentes enfoques como, por exemplo, o corpo, o espaço, a visualidade, o ritmo, voz e canto, entre outros.

– O Curso Sala Preta, sempre foi para nós do coletivo, um laboratório de experimentações de nossas práticas. Cada integrante desenvolve sua área de interesse e multiplica as técnicas e exercícios que aprende em seus aprimoramentos. Ao longo desses quatro anos de curso fomos percebendo nossa vocação, enquanto grupo e também enquanto professores/diretores pelos processos dramatúrgicos autorais que resultam em espetáculos originais – explicou o professor e integrante do Sala Preta, Danilo Nardelli.

Em seu quatro ano de edição, mais de 60 alunos já passaram pelo Curso Sala Preta. Todas as turmas se finalizam com a montagem de um espetáculo. Em 2013, deu-se a montagem “O Casamento do Pequeno Burguês”, de Bertold Brecht; em 2014, duas montagens, “Transreal”, dramaturgia em processo e “Cenas do Absurdo”, colagem com grandes nomes do Teatro do Absurdo. Em 2015, também com duas turmas em duas montagens: “A Margem que te beira”, dramaturgia em processo e “O Parturião”, comédia de Luís Alberto de Abreu, e por fim em 2016, “#NANUVEM”, também dramaturgia em processo.

Teatro: São oferecidas 25 vagas que serão preenchidas por um processo de seleção (Foto: Divulgação)

Teatro: São oferecidas 25 vagas que serão preenchidas por um processo de seleção (Foto: Divulgação)

Itens necessários para carta de intenção

– Apresente-se

– Caso tenha alguma experiência em teatro, relate-a brevemente

– Caso não tenha experiência em teatro, relate os motivos que o fizeram escolher essa prática

– Quais são suas expectativas em relação ao Curso Sala Preta 2017?

– Quais outras habilidades artísticas você possui? Toca algum instrumento? Canta? Dança? Descreva-as

– Quais características você possui que poderão colaborar com o processo de criação coletiva?


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. PLATÃO, O FILÓSOFO

    A limitação de idade não tem absolutamente nada a ver com a concepção de Teatro, numa ideia ampla. Logo, o que estão fazendo é um equívoco em termos de Artes Cênicas. Esse grupo está propondo limitar, e a ideia do Teatro em si é justamente o contrário, ou seja, o Teatro propõe transmutar, romper barreiras e não impor limites, enfim, querer limitar a liberdade do ser., como esse grupo vem propondo com esse limite de idade. Nada a ver. Proponho que esse grupo tenha uma aula sobre Teatro antes de querer educar através do Teatro.

  2. A faixa etária poderia ser maior.
    Como 50 anos.

Untitled Document