São Geraldo atrai moradores com área de lazer e serviços

by Diário do Vale

Volta Redonda – O bairro Vila São Geraldo ou simplesmente São Geraldo, é um dos mais antigos de Volta Redonda, dividido em duas áreas: a parte baixa, com uma concentração de lojas prestadoras de serviços – padarias, farmácia, bares, lojas de autopeças, mecânica e pintura, escolas municipais e estadual – e a parte alta, chamada de Colina, onde localiza a praça de alimentação com choperias, pizzaria e restaurante que atrai um público noturno, universitário e diversificado.

A prefeitura, em setembro, inaugurou o Centro Gastronômico no bairro, liberando que os comerciantes locais voltassem a colocar mesas na praça, fomentando a economia no local. Na rede de saúde pública, o bairro abriga o Hospital São João Batista, que atende, em média, 11 mil atendimentos de emergência, 800 internações e 300 cirurgias, por mês.

Segundo o IBGE, o bairro tem cerca de quatro mil moradores. A moradora Lúcia Reis lembrou que o seu pai, ex- metalúrgico aposentado Mário Pinheiro dos Santos, falecido em 1994 aos 76 anos, foi um dos primeiros moradores do bairro. Ela adora o local onde vive desde que nasceu e só tem elogios: “O meu pai comprou o imóvel em 1969. O bairro é tranquilo, perto de bancos, do comércio da Amaral Peixoto, tenho fácil acesso a tudo”, analisou.

 

 Lazer e diversão para todas as idades: Praça da Colina, no bairro São Geraldo, fica lotada durante os fins de semana (foto: Gabriel Borges)


Lazer e diversão para todas as idades: Praça da Colina, no bairro São Geraldo, fica lotada durante os fins de semana (foto: Gabriel Borges)

O clima no bairro é de alívio e comemoração após a recente inauguração da Rodovia do Contorno (entregue dia 8 de dezembro), que amenizou o fluxo de carretas que passavam diariamente pela Rua Capitão Benedito Lopes Bragança. “O bairro é muito bom, estou aqui há 11 anos. A única reclamação era essa, da quantidade de carretas que a gente convivia e que estão sumindo daqui agora com a nova estrada, a do Contorno”, diz Carla Souza, proprietária de comércio na via.

“Estamos há 20 anos com a loja especializada em borrachas, tapetes, mangueiras para qualquer tipo de veículo. As carretas não ajudavam em nada a gente, passando por aqui. Eles somente passavam pela rua em direção ao Rio de Janeiro ou São Paulo, não favorecendo em nada o nosso comércio”, comemora o gerente de loja, Júnior Oliveira.

Comércio e moradores dividem o espaço da principal rua na parte baixa, que tem nas suas proximidades a Praça São Geraldo, a Igreja Católica da Comunidade Eclesial São Geraldo, o centro comunitário Irmã Teresinha de Castro – local de festas e encontros dos moradores, e a sede da associação de moradores do bairro.

Crianças do bairro recebem visita do Papai Noel

O São Geraldo foi o primeiro a receber a visita do Papai Noel, com distribuição de brinquedos no Natal de Esperança. Ellen Aparecida Silva Costa, é mãe da pequena Mikaelle, de cinco meses, e Pedro Henrique, de nove anos. Segundo ela, ver a alegria no rosto dos filhos não tem preço. “Uma sensação prazerosa, pois não há nada melhor do que ver a felicidade no rosto das crianças. Além dos presentes, todos se divertiram muito com as opções de lazer que a prefeitura proporcionou. Uma alegria indescritível ver os olhinhos deles voltados para o Papai Noel”, disse.

Povo festeiro e trabalhador

O escadão José Miguel Militão, com 84 degraus leva à parte superior do São Geraldo, local conhecido como Colina. No local tem a Praça São Geraldo, a Praça Celso Fortes, mais conhecida como Praça da Colina, onde estão bares, choperias, confraria, restaurantes e pizzaria.

O Espaço de Lazer Sebastiana Rocha, mais popularizado como a Casa do Baralho, fica na praça e é o local onde idosos e aposentados jogam o carteado por diversão. Tem sempre movimento durante o dia. As crianças também encontram seu espaço na praça, na Área de Lazer Flávio Assis de Aguiar, que possui diversos brinquedos. À noite, a praça de alimentação é ocupada por um bom público que vai se divertir, formado por jovens, principalmente universitários, amigos, namorados, e famílias completas. Todos se divertem.

O jornaleiro Geraldo Silveira da Silva, de 64 anos, é mineiro de Ouro Preto, e comentou porque escolheu o bairro para viver. “O bairro é muito bem localizado e tem grandes opções de lazer, um bom clube, muitos bares. Faço tudo por aqui”, afirmou.

O gerente de um mercado antigo na Colina, Marcos Rodrigo dos Santos Mendonça, aproveita o fim de ano para fazer um convite. “Quem quiser se divertir vem para a Colina, no São Geraldo, que será muito bem vindo. A diversão noturna oferece as melhores oportunidades para fazer amigos, tomar um chope bem gelado, uma cervejinha e degustar os petiscos. Aqui é o lugar certo para a confraternização”, comentou.

You may also like

7 comments

الفتح - الوغد 20 de dezembro de 2017, 08:29h - 08:29

Acho o São João e o Monte Castelo concorrentes mais charmosos. Qualquer coisa é só passar sobre o mergulhão, tá tudo perto…

Eu parei 19 de dezembro de 2017, 07:42h - 07:42

Gente o nome do bairro mudou?
Não era Colina ?? Agora é São Geraldo ??

Leitor VR 19 de dezembro de 2017, 16:52h - 16:52

Estão tentando melhorar a imagem da comunidade.

الفتح - الوغد 20 de dezembro de 2017, 08:26h - 08:26

Colina é sub-bairro, assim como o Morada da Colina (Jd. Amália), Jd. Cidade do Aço, Eldorado (Retiro), Divinéia (Padre Josimo), Santa Teresa (Rústico), Tangerinal (Vila), Duzentos e Sete (São Lucas), Duzentos e Oito (Conforto), etc…

Sr Joãozinho 18 de dezembro de 2017, 23:07h - 23:07

Esses barzinhos de vr poderiam baixar um pouco o preço da cerveja…

FORA CACHACEIROS 19 de dezembro de 2017, 16:56h - 16:56

Pelo contrário, drogas como o álcool devem ser caras e cheias de impostos para que assim diminua o número de imbecis que saem por aí mantando pessoas das mais variadas formas. Aumento para bebidas alcóolicas já, imediatamente.

Carcará 18 de dezembro de 2017, 22:53h - 22:53

Par que tá feio!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996