Secretaria de assistência social cria projeto para valorização da cultura indígena em Resende - Diário do Vale
quinta-feira, 23 de setembro de 2021 - 09:48 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Secretaria de assistência social cria projeto para valorização da cultura indígena em Resende

Secretaria de assistência social cria projeto para valorização da cultura indígena em Resende

Matéria publicada em 15 de abril de 2015, 06:16 horas

 


Projeto inclui exposição de imagens e textos dos índios Puris, produzidos por professores de História no Espaço Z em Resende, mostra segue até o dia 24 

Dia do Índio: Projeto visa resgatar e valorizar a cultura indígena (Foto: Divulgação)

Dia do Índio: Projeto visa resgatar e valorizar a cultura indígena (Foto: Divulgação)

Resende – 

A secretaria municipal de Assistência Social, por meio de sua diretoria de Diretos Humanos, incluiu este ano em seu calendário de eventos a comemoração ao Dia do Índio – celebrado no dia 19 de abril. Para isso, a diretoria realizou esta semana o projeto “Resgate e Valorização da Cultura Indígena”.

A primeira ação do projeto será uma exposição no Espaço Z, reunindo 15 imagens em banners e textos produzidos por professores de História, parceiros do projeto, falando sobre os índios Puris, que foram os primeiros habitantes de Resende.

A exposição foi aberta na segunda-feira, às 14 horas, com a visita dos alunos do Colégio Estadual Souza Dantas. Até o dia 17, a mostra segue com visitação orientada para escolas, mas o público em geral também pode visitar o Espaço Z para conhecer os trabalhos, das 8 às 17h. A exposição será encerrada no dia 24 de abril.

Outra iniciativa será o plantio de árvore no Parque das Águas, das espécies timburibá e sapucaia, em parceria com AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende). A ação está marcada para sexta-feira (17), às 15h30.

– É fundamental promover a valorização da história indígena da nossa região através da compreensão das tribos que habitavam Resende. A política pública de inclusão social para o índio brasileiro prioriza o respeito às diferenças como um dos princípios básicos da democracia, e a diretoria de Direitos Humanos não podia deixar de oferecer à população o conhecimento dessa herança histórico-cultural de nosso município – explicou a diretora da pasta, Sheila Freire.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document