Secretaria de Cultura lança o programa Elos

by Diário do Vale

Rio – A Secretaria de Cultura lançou na última semana através de sua Superintendência de Artes, o programa Elos RJ. Com o objetivo de conectar em rede os agentes culturais da música do estado do Rio de Janeiro, a plataforma digital, que funcionará como uma base de dados, mapeando as demandas de cada região, acompanha a reestruturação do setor musical, que, com o avanço tecnológico, passou por diversas reconfigurações nos modos de produzir, divulgar, distribuir e consumir música nos últimos anos.

Dentro da proposta de formar um banco de informações sobre manifestações musicais do estado, o Elos RJ, que será o ponto de partida para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, se desdobrará em três etapas.

A primeira fase do programa consiste na criação de um cadastro virtual no portal (www.cultura.rj.gov.br/elos). Este cadastro permitirá identificar áreas de atuação e demandas de músicos, produtores, gestores, técnicos, comunicadores visuais, gravadoras e demais membros da cadeia produtiva da música do estado, gerando, assim, um gráfico das vocações das cidades, dos gêneros musicais em evidência no Rio de Janeiro, e das necessidades de profissionais da área e de seus municípios.

A segunda fase, presencial, vai orientar os agentes de acordo com as demandas apontadas no mapeamento, fornecendo treinamento e identificando problemas que possam ser resolvidos através da criação de redes colaborativas e do engajamento coletivo.

Em sua última fase, o programa promoverá o fortalecimento de elos entre os agentes culturais através de encontros presenciais, rodadas de negócios, e a criação de uma plataforma online, onde os profissionais poderão se conhecer, identificados conforme área de atuação, gênero musical, endereço eletrônico e município de atuação, profissionais de áreas afins, fazendo com que necessidades e oportunidades se complementem e novas parcerias sejam estabelecidas no setor musical.

Para esclarecer dúvidas sobre o programa e ouvir sugestões, o Coordenador de Música da secretaria, Daniel Domingues, estará nas Caravanas da Incubadora Rio Criativo, que acontecerão em 15, 16 e 17 de março em Saquarema; em 12, 13 e 14 de abril em Barra do Piraí; em 10, 11 e 12 de maio em Engenheiro Paulo de Frontin; em 7, 8 e 9 de junho em Nova Friburgo; em 5, 6 e 7 de julho em Paraty; em 2, 3 e 4 de agosto em Três Rios; em 13, 14 e 15 de setembro em Campos; em 4, 5 e 6 de outubro em Petrópolis; em 8, 9 e 10 de novembro em Volta Redonda; e em 6, 7 e 8 de dezembro em Itaperuna. Os endereços serão divulgados em breve, no portal (www.cultura.rj.gov.br). Porém, o processo de mapeamento pode indicar, ainda, outros municípios.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996