>
segunda-feira, 27 de junho de 2022 - 12:53 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Secretaria de Estado de Turismo promove entre os dias 22 a 29 de maio o 1º Festival de Cinema de Vassouras

Secretaria de Estado de Turismo promove entre os dias 22 a 29 de maio o 1º Festival de Cinema de Vassouras

Matéria publicada em 21 de maio de 2022, 10:11 horas

 


Mais de 400 inscrições foram feitas, nas diversas categorias

O evento foi Patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela Light – Foto: Humberto Morais.

Vassouras- A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio participam do 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, evento pioneiro na região turística Vale do Café, que será realizado entre os dias 22 e 29 de maio, no Centro de Convenções General Sombra, no Centro do município. Mais de 400 inscrições foram feitas, nas diversas categorias.

Idealizado, produzido e dirigido pelo cineasta Bruno Saglia e pela atriz e produtora-executiva Jane Saglia, o evento pretende ir além da exibição de filmes. A finalidade é aprimorar ainda mais o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, propor ações culturais, através de palestras e debates, encontros com profissionais do setor, incentivar reflexões sobre os diferentes formatos, discutir estratégias para a distribuição dos filmes representativos no período do evento, sempre aproximando o público destas obras de total relevância para a indústria audiovisual.

Patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela Light, o 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café é uma mostra nacional de cinema, com característica competitiva, participativa e informativa, que apresenta uma programação que reflete a essência da região.

A Setur-RJ e a TurisRio participam do evento promovendo o estado do Rio de Janeiro em um estande, viabilizado em parceria com a Fecomércio, no qual os visitantes poderão assistir a um vídeo VR 360 graus com as belezas do Estado, filmadas por drone. No dia 23 de maio, a partir das 15h, a TurisRio participará do painel “Turismo Cinematográfico”, que acontecerá no Centro Cultural Cazuza.

Além disso, o público poderá conhecer e comprar peças dos artesão cadastrados no Programa do Artesanato Fluminense. Na ocasião, a loja itinerante do artesanato (van do Artesanato) estará no local, expondo o trabalho dos profissionais. Serão sete artesãos por dia, revezando suas produções nos dias 21, 22, 27, 28 e 29/05.

Para o subsecretário de Grandes Eventos, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), Marcelo Monfort, é importante cultural e economicamente, não só para Vassouras, mas para os demais municípios da região receberem eventos dessa magnitude. Eles movimentam a economia local e deixam legados que se tornam atrações turísticas.

“Este 1º Festival de Cinema de Vassouras será uma grande oportunidade de promovermos os atrativos turísticos de todo o estado para o público amante da sétima arte em nosso estande e, além disso, comemorarmos o fato de que Vassouras vai receber a Calçada do Cinema, na rua Broadway, no Centro; e a Sala de Cinema Humberto Martins, no Hotel Santa Amália, como legados permanentes que vão atrair mais turistas e desenvolvimento para a cidade e região”, conclui Monfort.

De acordo com a prefeitura, Vassouras é o quarto melhor lugar no país para respirar.  O município de 164 anos tem população estimada em 40 mil habitantes e desde 1984, pela lei 818 é declarada Estância Turística. O 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café vai potencializar essa vocação.

“Por suas belezas, Vassouras e Vale do Café têm a tradição de servirem de locações para grandes produções audiovisuais, portanto é muito pertinente a região sediar um festival desse porte, que valoriza e incentiva o cinema nacional. A valorização da cultura contribui com a sociedade e com o setor turístico”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias.

O Festival

Iniciativa da SG Company Filmes, o 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, vai reunir expoentes do audiovisual, de extrema relevância em todo o país e no exterior e terá ações paralelas realizadas em outras cidades do Vale do Café, através da parceria firmada com diversos órgãos públicos e privados. O evento será presencial e a abertura oficial será feita pelo casal Thaila Ayala e Renato Góes.

O festival será presencial e exclusivamente dedicado à exibição e promoção de obras audiovisuais, através da realização de mostras competitivas e não competitivas de filmes de longa-metragem brasileiros; filmes de longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; filmes de curta-metragem brasileiros e regionais.

As categorias avaliadas são: melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor edição de som, melhor fotografia, melhor roteiro, melhor direção e mostra competitiva.

O festival contará com painéis diversos, enfatizando assuntos de total relevância para o mercado, recebendo convidados das mais diversas áreas. Entre os temas, estão “Cultura Audiovisual”, “Turismo Cinematográfico”, “Mulheres no audiovisual”, “Direção no Audiovisual”, “Negro no audiovisual”, “Empreendedorismo”, além de oficinas oferecidas pelo Sebrae.

Durante o festival, o público terá ainda a oportunidade de ter experiências gastronômicas em toda a região. Os restaurantes do Vale do Café estarão, ao longo do evento, disponibilizando um cardápio mais do que especial, para tornar o Festival ainda mais prazeroso.

Vale informar que o Sesc-RJ fará a exibição de filmes vencedores, além de uma mostra de filmes infanto-juvenis, em suas unidades, no próximo mês de outubro.

Encontro de Carros Antigos

Abrindo as atividades do 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, no domingo (22/05), acontece o 2º Encontro de Carros Antigos do Vale do Café, uma parceria entre a prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Relíquia Veículos Antigos. Na edição anterior, o evento reuniu mais de 200 automóveis de diversas épocas.

O Clube Relíquias é um importante instrumento para divulgar o Festival e trazer membros de outros clubes de automóveis e suas famílias para Vassouras.

O encontro acontece na Broadway, às 9h.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document