quinta-feira, 14 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Sesc apresenta a terceira mostra nacional de música

Sesc apresenta a terceira mostra nacional de música

Matéria publicada em 22 de outubro de 2019, 09:22 horas

 


Rio – De hoje, dia 22, ao dia 26 de outubro, o Espaço Cultural Escola Sesc realiza a terceira edição da Mostra Nacional de Música, com objetivo de fortalecer e valorizar a diversidade musical brasileira, incentivar trocas artísticas e fomentar a circulação de músicos de todo o país.
– Buscamos mostrar a riqueza musical do Brasil e apresentar um painel diversificado, trazendo artistas de diferentes gerações e estilos, pensando questões como acessibilidade e profissionalização artística e saindo do lugar comum, como por exemplo, tendo o Rio Grande do Sul representado por uma rapper negra e o Pará representado por uma sambista – explica a coordenadora da Mostra, Ludmila Teixeira.
Para incentivar o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de novos talentos, a noite de abertura (22), contará com 3 diferentes gerações: A Orquestra Escola Sesc, composta em sua maioria por adolescentes, fará a abertura. De Porto Velho, o cantor Bado apresenta sua mistura de musicalidade amazônica com sons e ritmos regionais e universais e de Cuiabá, o cantor João Reis lança na Mostra seu primeiro trabalho “Começar dizendo”.
“A Corda Em Si”, que se apresenta no segundo dia (23/10, às 19h), é um duo de pessoas com deficiência (ele cego e ela com baixa visão). O show contará com ações de acessibilidade. A proposta é que o público entre no teatro vendado e a apresentação contará com áudio descrição. Grupos como Duo B.A.V.I. – Berimbau Aparelhado Violão Inventável (Salvador/BA), Sol na Cabeça (Colatina/ES), Bakamarte (Campina Grande/PB), A Corda em Si (Florianópolis/SC) e 3 Matutos e 1 Arigó (Palmas/TO), estão entre as atrações.
Na noite de sexta, a atração será Negra Jaque, rapper negra de Porto Alegre, a primeira mulher a vencer a “Batalha do Mercado”, evento de disputa entre MC’s. No sábado, representando o Rio, sobe ao palco a Banda Gente, de Mesquita e, encerrando a noite, a cantora Mariza Black apresenta o samba paraense.
Os artistas da Mostra participam todos os dias, além dos shows, das atividades formativas com profissionais de referência. As atividades foram criadas para atualizar temas, como por exemplo, gestão de redes sociais para músicos. Pensando na profissionalização do setor, acontece um encontro entre programadores e curadores de importantes instituições do Rio e artistas. Entre os confirmados, representantes do MAR, Fundição Progresso, Circo Voador, Oi Futuro, Áudio Rebel, Galpão Ladeira das Artes.

Serviço

Toda a programação é gratuita. Aulas e oficinas com pré-inscrição pelo site (http://escolasesc.com.br/). A Mostra conta com intérpretes de libras em todas as apresentações. O Espaço Cultural Sesc fica na Av. Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document