sexta-feira, 18 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Sesc Barra Mansa conta com ampla programação gratuita no mês de maio

Sesc Barra Mansa conta com ampla programação gratuita no mês de maio

Matéria publicada em 12 de maio de 2018, 08:56 horas

 


Diversão

Durante todo o mês de maio, o público de Barra Mansa e região pode conferir uma ampla programação gratuita na unidade Sesc Barra Mansa. Atividades esportivas, aula show de dança, oficinas e muito mais estão à disposição da população gratuitamente.
Dentro da programação, destaque para a exposição “Raízes” de Martti Vartia. Nascido em Helsinque, Finlândia, o escultor é de uma família de amantes das artes, com pai músico e a mãe crítica de teatro. Desde cedo seus talentos se pronunciaram e foi na marcenaria que se encontrou, tendo aulas com o mestre marceneiro Edward Rautanen. Martti cria esculturas com engenho artesanal e muita liberdade expressiva. Depois de viver muitos anos em ilhas espanholas e ter se acostumado com a personalidade latina, veio ao Brasil e fixou residência em Penedo, no estado do Rio de Janeiro, onde produz magníficas peças. Trabalha com elementos da natureza, trazendo de volta à vida pedaços das árvores da Mata Atlântica, presentes na área preservada onde vive.
Para o público infantil, todos os sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h, a unidade recebe a exposição itinerante “Brincadeira de Criança”, que abre espaço para refletir sobre questões que permeiam o universo infantil, apresentando fotografias que retratam as brincadeiras de rua e brincadeiras coletivas, cenas cada vez mais distantes da realidade dos grandes centros urbanos, mas que ainda existem nos subúrbios carioca e nas cidades do interior do Rio – justamente onde estão a grande parte das Unidades do Sesc RJ. Além das brincadeiras de rua, as fotografias selecionadas mostram também crianças em diversas situações dialogando com a natureza e com os diversos cenários das cidades.
Ainda no universo infantil, o Sesc Barra Mansa recebe o espetáculo Chafurda, no dia 13 de maio. “Charfurda!” é um espetáculo dinâmico e divertido, no qual uma simples arrumação se transforma em uma enorme brincadeira. Como age um palhaço nos bastidores do circo, fora do horário do espetáculo, com o picadeiro bagunçado e sujo? Com esse mote, tudo vira uma grande palhaçada, com eles lidando com os elementos do dia a dia como se estivessem em cena. Desentupidores, baldes, vassouras, panos, bolas de sabão são utilizados para a faxina e também para divertidos números de habilidades, recheado de malabarismos, acrobacias, equilibrismos e palhaçada.
No dia 20, a atividade literária Seu Manejo e Mano Beja deve chamar a atenção da criançada. Mano Beja manipula o Sapo Seu Manejo, na intenção de que ele lhe revele o segredo da Sustentabilidade; é quando o mesmo (Sapo Seu Manejo) aponta um tronco de árvore que, cercado de múltiplas raízes, é um exemplo vivo de sustentação-ambiente. Uma forma do público infantil, desde cedo, estar a par das questões sustentáveis.
Os pequenos terão a chance de também ver, no dia 27 de maio, o espetáculo Na Roda com Sanduba. Fruto da pesquisa em espetáculos de rua, o espetáculo traz à cena o palhaço Sanduba em uma grande roda de rua. Sanduba representa um palhaço viajante, mambembe, cigano, que utiliza técnicas de faquirismo para atrair atenção do público. Malabarismos com facas, camas de prego, arco e flecha, bola de fogo (fogo cênico) são os materiais utilizados nos números deste show. Todos os números têm a ótica do palhaço e sua relação com este universo misterioso.

Corpo em movimento

Nos dias 17 e 18 de maio, é a vez dos amantes da dança. Eles terão duas chances de se expressar em aulas abertas ao público com o objetivo de demonstrar os mais diversos estilos de dança (dia 17) e especificamente o balé, no dia seguinte. A classificação para essas atividades é de 15 anos (Ritmos) e 11 anos (Balé).

Programação

Chafurda
Artes Cênicas
13/05/2018
Domingo às 15h
Em frente ao Casarão
Grátis

Na Roda com Sanduba
Artes Cênicas
27/05/2018
Domingo às 15h
Em frente ao Casarão
Grátis

Aula Show de Dança (Balé e Ritmos)
Recreação
17/05/2018 (Ritmos)
Quinta, das 17h às 20h
18/05/2018 (Balé)
Sexta, das 18h às 20h
Restaurante
Grátis

Exposição ‘Raízes’ de Martti Vartia
Terça a Sexta-feira, das 10h às 16h
Sábados, Domingos e Feriados, das 10h às 17h
Grátis

Panorama Sesc – Brincadeira de Criança
Exposição Itinerante.
Consultar localização pelo tel.: (24) 3324-5966
Sábados, Domingos e Feriados, das 10h às 16h
Grátis

Seu Manejo e Mano Beja
Literatura
20/15/2018
Domingo às 15h
Em frente ao Casarão
Grátis


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document