Barra Mansa – O Sesc Barra Mansa promove em maio mais uma edição do CineSesc, com sessões de cinema gratuitas. Com o tema ‘Narrativas do Olhar’, a mostra deste mês reúne obras que têm sua narrativa conduzida a partir do olhar e dos sentimentos de suas personagens – ora dialogando com o cinema de gênero, ora se aproximando do cinema experimental.
As sessões acontecem ao longo deste mês em 13 unidades do Sesc RJ, dentre as quais a de Barra Mansa. Confira a programação:
Um dos destaques da mostra é o filme brasileiro ‘No Coração do Mundo’
Foto: Divulgação – Embaúba Filmes
Sesc Barra Mansa
Sábado, 06/05 – às 15h
First Cow – A primeira vaca (2021)
Gênero: Ficção
Direção: Kelly Reichardt
Ano: 2021
Nacionalidade: EUA
Classificação: 12 anos
Sinopse – Em 1820, um cozinheiro solitário e habilidoso viaja para o território do Oregon, onde conhece um imigrante chinês que também busca criar sua fortuna. Logo, eles se unem em um perigoso esquema para roubar leite de uma premiada vaca local – a primeira e única em todo o território.
Sábado, 13/05 – às 15h
No coração do Mundo
Gênero: Ficção
Direção: Gabriel Martins e Maurílio Martins
Ano: 2019
Nacionalidade: Brasil
Classificação: 16 anos
Sinopse – Na periferia de Contagem, Marcos busca uma saída para sua rotina de bicos e pequenos delitos. Surge uma oportunidade arriscada, mas que pode solucionar todos os seus problemas. Para isso, ele precisa convencer sua namorada, Ana, a se juntarem a Selma e executarem o plano que pode mudar suas vidas para sempre.
Sábado, 30/05 – às 15h
O Funeral das Rosas
Gênero: Ficção
Direção: Toshio Matsumoto
Ano: 1969
Nacionalidade: Japão
Classificação: 18 anos
Sinopse – Tóquio, anos 60. A nova estrela do Bar Genet é a ícone transgênero Eddie, cuja confiança ameaça a madame do local, Leda, mas atrai Gonda, o dono do bar, a colocando em uma perigosa intriga. Apresentado em versão restaurada, O Funeral das Rosas é uma obra fundamental da nouvelle vague japonesa e do cinema LGBTQIA+. Essa releitura original de “Édipo Rei” influenciou diretamente o clássico “Laranja Mecânica” de Stanley Kubrick. O diretor Toshio Matsumoto dobra e distorce o tempo como Resnais em “O Ano Passado em Marienbad”, criando uma obra original e marcante na história do cinema mundial.
Sábado, 27/05 – às 15h
Última Cidade
Gênero: Ficção
Direção: Victor Furtado
Ano: 2020
Nacionalidade: Brasil
Classificação: Livre
Sinopse – João, montado no seu cavalo Cruzeiro, e na companhia de um andarilho chamado Tahiel, adentra uma grande cidade do nordeste brasileiro para enfrentar aquele que tomou suas terras e acabou com sua família.