Sesc Paraty oferece encontros com os ceramistas da exposição ‘Tripolar – cerâmica da serra e do mar’

by Diário do Vale

Paraty – O Sesc Paraty tem realizado uma série de eventos na cidade histórica, sempre com o objetivo de aproximar a população e os turistas da cultura. Dessa vez o Sesc está convidando todos para encontros com os ceramistas Mieko Ukeseki, Alberto Cidraes e Ben Hur Vernizzi Filho, com mediação de Dalcir Ramiro, de 31 de agosto a 2 de setembro, na unidade Santa Rita, a partir das 19h.

Cada um dos artistas convidados das cidades de Paraty, Cunha (SP) e Caraguatatuba (SP), três cidades localizadas na região da Serra do Mar, trazem uma antiga e importante tradição na arte da cerâmica.

Os encontros serão uma oportunidade de conhecer a história de cada um deles e conversar sobre as técnicas que garantem a qualidade e o reconhecimento dos trabalhos de Mieko Ukeseki, Alberto Cidraes, Ben Hur Vernizzi Filho e Dalcir Ramiro.

Sobre as exposições

Duas exposições inauguraram a unidade Caborê: “Tripolar – cerâmica da serra e do mar” e “Brennand – Um Espetáculo Fascinante e Bárbaro”.

“Tripolar – cerâmica da serra e do mar” reúne 14 trabalhos de quatro artistas que representam esses três polos da cerâmica da região. Mieko Ukeseki, Alberto Cidraes, Ben Hur Vernizzi Filho e Dalcir Ramiro são artistas de origens, estilos e inspirações distintos. Mas é justamente esse ecletismo que torna a arte da cerâmica em nossa região tão fascinante. Ao reunir esses quatro artistas, a exposição “Tripolar” dará uma amostra da qualidade e tradição da cerâmica da serra e do mar.

“Fascinante” e “Bárbaro” são as palavras escolhidas para resumir o universo do escultor pernambucano Francisco Brennand, em sua primeira exposição em Paraty. As 34 obras expostas fazem parte da Oficina Brennand, espaço peculiar nos arredores de Recife que a força criativa desse escultor e pintor fez nascer das ruínas de uma antiga fábrica de cerâmica, em 1971, local que vem encantando visitantes do mundo inteiro.

As exposições seguem até dia 17 de setembro e podem ser conferidas das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h, no Sesc Paraty – unidade Caborê, Av. Otávio Gama, 1709, Paraty.

Bagagem: Artistas convidados trazem uma antiga e importante tradição na arte da cerâmica (Foto: Divulgação)

Bagagem: Artistas convidados trazem uma antiga e importante tradição na arte da cerâmica (Foto: Divulgação)

 

Serviço

 

Palestras com os artistas da mostra ‘Tripolar – cerâmica da serra e do mar’

De 31/08 a 02/09

Unidade Santa Rita, Rua Dona Geralda, 320 – Largo Santa Rita, Centro Histórico – Paraty

Faixa etária: Livre

Vagas limitadas à lotação do espaço

 

– 31/08 (quinta-feira) | Mieko Ukeseki [Cunha – SP] | “Minha experiência na cerâmica”

– 01/09 (sexta-feira) | Alberto Cidraes [Cunha – SP] | “O significado da cerâmica”

– 02/09 (sábado) | Ben Hur Vernizzi Filho [Caraguatatuba – SP] | “Modos de produção e a cerâmica em Caraguatatuba”

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996