Sesc participa do circuito alternativo da Flip pelo oitavo ano consecutivo

by Diário do Vale

Paraty – Em seu oitavo ano de programação regular ininterrupta, dos quais cinco anos em espaço próprio, o Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio do Sesc Paraty, participa das atividades paralelas da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que começa nesta quarta-feira, dia 26, e segue até domingo. As informações são da Agência Brasil.

A programação do Sesc, totalmente gratuita, faz parte do circuito alternativo da Flip. Ela será distribuída entre a Casa de Cultura Sesc Paraty e a sede administrativa, ambas no centro histórico, e a nova unidade batizada Sesc Caborê, situada a cerca de 15 minutos, que funcionará por enquanto em instalações provisórias. A informação foi dada pelo gerente do Centro Cultural Sesc Paraty, Marcos Rego.

“Quando a gente chegou a Paraty há cinco anos e percebeu que havia uma carência, uma necessidade de novos equipamentos, a gente viu que o prédio que havia adquirido inicialmente no Largo de Santa Rita, cartão-postal principal da cidade, não conseguiria dar conta de toda a demanda que estávamos identificando no espaço”, disse Marcos Rego. O Sesc adquiriu então, em área próxima do centro histórico, um terreno de 28 mil metros quadrados, no bairro Caborê, às margens do Rio Perequê-Açu, em região remanescente de Mata Atlântica.

Brennand

O espaço abrigará, durante a Flip, uma programação-teste. Há teatro para 150 pessoas, tendas geodésicas que abrigam programações pontuais e experimentais. Nesse espaço, duas exposições significativas estarão abertas durante a Flip e já vêm despertando o interesse do público. Uma delas envolve, pela primeira vez na cidade, a apresentação das obras do escultor pernambucano Francisco Brennand que, aos 91 anos, “está inquieto e produzindo muito”, salientou o gerente o Centro Cultural Sesc Paraty.

Toda a região da Costa Verde, incluindo ainda o município paulista de Cunha, têm tradição da arte cerâmica. O núcleo criado ali na década de 1970 inspirou a formação de outros artistas que estão agora “dialogando” com Brennand em outra exposição, denominada Tripolar, porque reúne a produção de Cunha, de Paraty e regiões adjacentes, informou Rego. ”Na verdade, o que a gente está fazendo é dialogando com o que é produzido na serra e no mar. Ao mesmo tempo que as pessoas estão conhecendo o novo espaço físico da Unidade Sesc Caborê, elas têm o deleite de olhar a cerâmica contemporânea brasileira em um nível muito alto”.

Além das duas exposições, a Unidade Sesc Caborê oferecerá ao público, durante a Flip, apresentações musicais, de teatro, dança e duas mesas temáticas. Uma delas envolve o escritor Raimundo Carrero e a outra o lançamento do Diário de Brennand e exibição de documentário sobre o escultor. Para as crianças, haverá oficinas, contação de histórias, narração, embaixo de uma mangueira centenária.

Outras atividades agendadas são a apresentação do mestre em ciranda e maracatu, o instrumentista Siba, no dia 27, a partir das 18h, e o espetáculo Tim Maia 70, idealizado pelo grupo Ôncalo, de São Paulo, que vai circular pela Avenida Beira Rio. O show dos jovens músicos será apresentado diariamente, às 17h, com releituras e arranjos originais de canções que ficaram famosas na voz do cantor carioca.

Centro Cultural

Os restantes 11 cafés literários ocorrerão no Centro Cultural Sesc Paraty, além de pocket shows e leituras dramatizadas. Outra novidade desta edição da Flip, que será feita na sede administrativa do Sesc Paraty, situada na Rua da Matriz, nº 20, é a apresentação do acervo do Sesc São Paulo, com destaque para os livros eletrônicos ou e-books, com autores focados em edições de arte. “Vai ser uma pegada muito interessante para o público”, explicou Marcos Rego.

No Centro Cultural Sesc Paraty haverá ainda de quinta a sábado, das 10h às 13h, a oficina “Desenho e Narrativa”, a cargo do quadrinista Rafael Coutinho. A atividade pretende estimular os participantes a descobrirem novas formas de entender o universo das histórias em quadrinhos. Os jovens cantores Diogo Moraes, Caio Prado e Daniel Chaudon se apresentarão ao público nos dias 28, 29 e 30, respectivamente, a partir das 16h, além de se reunirem no palco no dia 27, às 20h30, com o espetáculo Não recomendados, cuja intenção é provocar os padrões de comportamento da sociedade.

A programação do Sesc Paraty na 15ª Flip será aberta no dia 27, às 10h.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996