quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Show ‘Libélula’, de Ieda Terra, estreia no Sesc Paraty

Show ‘Libélula’, de Ieda Terra, estreia no Sesc Paraty

Matéria publicada em 19 de fevereiro de 2017, 08:40 horas

 


Cantora traz referências do pop e do caipira em show autoral que acontece neste domingo

Paraty – A voz suave de Ieda Terra embala as letras das músicas que remetem à natureza e aos costumes dos antepassados no intimista show “Libélula”, que acontece neste domingo, dia 19, de graça, no Centro Cultural Sesc Paraty (Largo Santa Rita) e traz direção musical do renomado músico e arranjador Ricardo Matsuda.

O repertório é inspirado no álbum autoral independente e homônimo, lançado em 2015, de Ieda Terra, mas também inclui algumas de suas canções de estilo pop que dialogam de maneira suave e instigante com a música caipira e folclórica que fazem parte da essência da cantora.

– Eu nasci e cresci no interior de São Paulo, em uma cidade chamada São Miguel Arcanjo. Por isso, o show traz um olhar todo particular sobre o meu local de origem, e a sua valorização, que se revelam nos instrumentos típicos da música caipira e folclórica – explica Ieda Terra. Acrescentando que “a viola caipira faz uma referência aos antigos trovadores portugueses; o violoncelo remete erudição à música popular; a percussão é uma homenagem à musicalidade latina; e a doçura da flauta transversal cria um ambiente sonoro particular, que tem tudo a ver com as canções”.

O show também faz um apelo significativo sobre a importância de se preservar a natureza e os costumes dos nossos antepassados. Além de Ieda Terra, o espetáculo conta com os arranjos e instrumentação de Moreno Overá (viola caipira e charango), Rick Solar (violão e teclado), Rafael Gandolfo Scherk (violoncelo e rabeca), Gisele Pilz (flauta transversal) e Jonathan Andreolli (percussão).

Com Ieda Terra: Show faz um apelo significativo sobre a importância de se preservar a natureza (Foto: Divulgação)

Com Ieda Terra: Show faz um apelo significativo sobre a importância de se preservar a natureza (Foto: Divulgação)

Conheça Ieda Terra

Cantora e compositora, natural de São Miguel Arcanjo, interior de São Paulo, formou-se em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina-PR, onde acompanhou o circuito musical universitário participando de festivais como o Festival de Música de Maringá e de Londrina-PR. Na cidade de Ubatuba-SP, onde reside, integrou diversas bandas, tocando em festividades da região. Integra a banda “Os Cascudos”, do Projeto Tamar de Ubatuba, desde 2009, realizando aberturas para importantes nomes da música brasileira, tais como Milton Nascimento, Lenine, Gabriel o Pensador, Barbatuques. Ieda também foi cantora convidada para participar do espetáculo “Elas cantam Jobim” no teatro Mário Covas no ano de 2014, com a regência do maestro Bartolomeu Vaz Mendes, em Caraguatatuba.

Buscou o seu aprimoramento musical com a professora de canto Cecília Valentim (que estudou com Koellreuter), e formou-se no curso de canto “Arte do Ser Cantante” em São Paulo no ano de 2015. Estudou com Marcelo Petraglia (difusor da Antropomúsica), Ivan Vilela (professor de viola caipira da USP), Ricardo Matsuda (professor de violão), Fernando Barba (Barbatuques).

 

Serviço

O show ‘Libélula’ acontece hoje, dia 19, no Centro Cultural Sesc Paraty, Rua Santa Rita, às 20h. A entrada do público é gratuita.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document