Tem festa no Arraiá

by Diário do Vale

Em Angra, assim como em outras cidades, as quadrilhas já fazem parte do calendário municipal (Foto: Wagner Gusmão)

Junho está chegando, e junto com ele a tradição das quadrilhas, trazendo uma explosão de cores, ritmos e sabores das festas juninas. No Sul Fluminense esse costume acontece em diversas cidades, entre elas Angra dos Reis e esse ano Itatiaia, que irá realizar o ‘I Festival de Quadrilhas Interbairros’.

Em Angra, o tradicional “Arraiá da Cidade” acontece neste final de semana, nos dias 01, 02 e 03, no Cais Santa Luzia, no Centro da Cidade.  Ao todo, nove quadrilhas vão se apresentar três a cada dia: Dito Peres, Zé Buscapé, Dona Junina, Escorrega Lá Vai Nós, Balança Mas Não Cai, Emoções Juninas, Arrasta Pé, Aconchego da Ciça e Compadre Nequinho. A ordem de apresentação vai ser decidida através de sorteio.

Além disso, a programação da festa, organizada pela Prefeitura, por meio da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) e da secretaria executiva de Cultura e Patrimônio Histórico, vai contar com apresentações de forró, a partir das 23h, que prometem aquecer o frio de junho: Trio de Janeiro, na sexta-feira (1),  Banda Sereno, no sábado (2), e  Trio Cariri, no domingo (3).

Em Itatiaia, a comemoração de raízes folclóricas será organizada pela Federação das Associações de Moradores e Entidades de Itatiaia (FAMEI), em parceria com a Prefeitura de Itatiaia. Com o objetivo de promover a interação entre os bairros, incentivar e valorizar a cultura brasileira. A previsão é que o evento aconteça nos dias 13, 14 e 15 de julho, na Praça do Banerj, com barraquinhas típicas, shows regionais e concurso de quadrilha.

De acordo com o Presidente da FAMEI, Vagner Cherem, em breve será divulgado o regulamento do concurso de quadrilhas que será dividido nas categorias infantil, livre e melhor idade.

– Nosso objetivo é que este festival entre para o calendário de eventos do município. Esperamos que todos os bairros participem desta grande festa que está sendo preparada para reunir pessoas de todas as idades. Os presidentes das associações de moradores irão receber as inscrições e em breve o regulamento será divulgado – destacou Cherem.

Arraiá solidário

Outra festividade junina que já entrou para o calendário é o Arraiá Solidário, que é realizado no Piso S, do Sider Shopping, em Volta Redonda. O evento, que acontecerá entre os dias 05 e 10 de junho das 14 às 21h, contará com a participação de diversas entidades beneficentes da região, que se reúnem em barracas de comidas típicas. Jogos, brincadeiras, recreação infantil, e quadrilha também são responsáveis por animar a festa.

A iniciativa busca manter essa atmosfera, oferecendo diversão genuína ao público e, ao mesmo tempo, apoiando as instituições, uma vez que a arrecadação das barracas será integralmente revertida para elas.

A gerente de marketing do Sider Shopping, Camile Teixeira, conta que o objetivo é de ajudar as entidades a levantar fundos.

– O Arraiá Solidário surgiu da ideia de poder contribuir, mais uma vez, de alguma forma, com a responsabilidade social de ajudar as entidades de Volta Redonda e região. Precisamos apoiar essas instituições para que elas continuem desenvolvendo os trabalhos que já são realizados. Ao mesmo tempo, valorizamos a cultura do nosso país, oferecendo à comunidade a oportunidade de comer pratos típicos, ouvir músicas, assistir à apresentação das quadrilhas e se divertir. O evento sempre traz um grande público, que espera o ano todo para prestigiar as entidades. Para nós, isso é muito gratificante – explica Camile Teixeira.

Dentro da programação, todos os dias às 18h30 serão realizadas apresentações de quadrilha dos alunos do Instituto Educacional Radeane. As barracas de quitutes contam com a participação das seguintes instituições: SPA – Sociedade Protetora dos Animais, Próximo + Próximo UFF, Apadefi – Associação de Pais e Amigos Deficientes Físicos, Lions Club Cidade do Aço, GEA – Grupo Espiritualista de Ajuda, Casa da Amizade, Instituto Dagaz e Centro Espírita Irmã Clara.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996