Um cachorro muito polêmico

by Diário do Vale

Nunca um filme sobre um cachorro provocou tanta polêmica. De um lado estão defensores dos animais, concentrados em torno da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals – Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) dos Estados Unidos. Do outro os produtores e atores do filme “Quatro Vidas de um Cachorro”. O pivô é um pastor alemão de dois anos de idade, chamado Hércules, que aparece sendo forçado a mergulhar em um tanque de água fria, durante as filmagens do longa do diretor Lasse Hallström.

O vídeo foi feito há quinze meses, mas só foi divulgado na quarta-feira passada, alguns dias antes da estreia do filme. O que levou o autor do livro, W. Bruce Cameron, a questionar a suposta denúncia: “Porque eles levaram 15 meses para fazer esta denúncia no lugar de procurar as autoridades imediatamente?”, disse o autor em uma entrevista para a rede de TV CNN. Cameron acha que o vídeo foi editado e manipulado para sugerir que o animal foi maltratado.

De qualquer forma a Universal Pictures achou melhor cancelar a festa de estreia do filme em Los Angeles. Dennis Quaid, que faz um dos donos do cachorro herói também defende a produção. Ele garante que teria abandonado as filmagens ao menor sinal de maltrato aos animais. “Os animais foram muito bem tratados. O episódio mostrado no vídeo aconteceu no final de um dia de filmagem, quando o cachorro estava cansado de mergulhar e pronto para ir embora. E foi isso o que aconteceu”, garante o ator de 62 anos em outra entrevista divulgada na internet.

“Quatro Vidas de um Cachorro” conta a história de um cão que vive quatro vidas diferentes em um período de cinco décadas. A cada nova encarnação ele nasce com uma raça ou sexo diferentes. Daí terem sido usados inúmeros cães das raças Golden retriever, Pastor-alemão e outras durante as filmagens. Os animais foram fornecidos por uma empresa especializada chamada Birds and Animals Unlimited (Pássaros e animais ilimitados). Todo o trabalho com os cachorros foi monitorado pela American Humane Association, que vigia o tratamento dos animais nos filmes americanos.

Segundo a AHS o vídeo foi editado para sugerir que o cachorro estava exausto e correndo risco de afogamento. Em uma entrevista para o jornal The New York Times o produtor Gary Polone conta que o episódio aconteceu quando o treinador tentou fazer o cachorro Hercules pular no tanque de um lado oposto ao que ele estava acostumado. O cachorro se recusou e esperneou, sendo levado para o lado em que ele estava acostumado. Polone garante que depois disso o cachorro pulou no tanque e nadou contente. Hercules fora selecionado para fazer esta cena porque gosta muito de brincar na água.

A Amblin Entertainment, empresa fundada pelo cineasta Steven Spielberg, garante que havia um mergulhador de plantão no tanque, o tempo todo, pronto a resgatar o cachorro em caso de acidente. Organizações como a PETA defendem que filmes como “Quatro Vidas de um Cachorro” deviam ser feitos com animais digitais, feitos em computadores, mas os produtores dizem que seria muito caro e defendem o uso de animais reais.

De qualquer forma Polone acha que o treinador errou ao forçar o cachorro a mergulhar quando ele se mostrou estressado. E diz que isso foi indesculpável. Independente da polêmica os críticos americanos acharam que o filme de Lasse Halström contém todos os clichês imagináveis em filmes sobre cachorros, como salvamentos de pessoas de casas em chamas e rios turbulentos além de abusar de algo que sempre provoca lágrimas nas plateias: a morte de um cachorro.

Ator: Dennis Quaid defende os produtores

Ator: Dennis Quaid defende os produtores

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996