Um mundo fantástico no espaço sideral

by Diário do Vale

“Encontro com Rama” é uma das obras primas do mestre da ficção científica Arthur C. Clarke. Quando foi publicado, em 1971, os astronautas da Apollo ainda estavam caminhando pela superfície da Lua. O livro previu algumas coisas que aconteceriam depois, como a criação de um sistema para localizar asteroides perigosos no espaço. Mas o melhor de tudo, o que deu ao livro os prêmios Hugo e Nebula, foi a visualização de um fantástico mundo artificial no espaço. Na última década o ator Morgan Freeman tentou transformar este livro em um filme. Ainda não conseguiu, mas o projeto recebeu um novo impulso devido ao sucesso de filmes com temas espaciais. Como “Interestelar” e “Perdido em Marte”.

A história começa com um asteroide caindo na Europa e arrasando com as cidades de Florença e Veneza. O que leva as Nações Unidas a criarem a “Guarda Espacial”. Um sistema de defesa contra colisões de outros corpos celestes. No século XXII os telescópios do grupo detectam um pequeno corpo celeste, com 50 quilômetros de diâmetro, penetrando em nosso Sistema Solar. Fotos tiradas por sondas espaciais revelam que se trata de uma enorme nave espacial cilíndrica.

O comandante Norton, da nave interplanetária Endeavour, é incumbido de interceptar o objeto e fazer contato com ele. O que se segue é uma aventura maravilhosa cheia de surpresas. Dentro do cilindro gigante os astronautas encontram um mundo artificial que hibernou em uma longa jornada entre as estrelas. Eles o chamam de Rama, um dos deuses da mitologia hindu. E a medida que Rama se aproxima do Sol seus estranhos habitantes começam a despertar de seu longo sono.

“Encontro com Rama” inspirou os primeiros projetos da Nasa de colônias e habitats espaciais. E a agência espacial americana criou um projeto de monitoração de asteroides perigosos semelhante ao descrito no livro. “Encontro com Rama” teve uma primeira edição no Brasil em 1975, pela Nova Fronteira. E continua disponível em uma nova edição da editora Aleph. Uma história perfeita para virar um filme espetacular.

 

Grande: Astronautas do século XXII exploram nave alienígena (Foto: Divulgação)

Grande: Astronautas do século XXII exploram nave alienígena (Foto: Divulgação)

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996