Um passeio pelo Sistema Solar

by Diário do Vale

Aprendemos mais sobre os mundos lá do espaço, nos últimos 50 anos, do que em toda a história da humanidade. Sondas espaciais da Nasa e da Agência Espacial Europeia visitaram planetas, luas e asteroides, obtendo imagens com que nossos antepassados nem podiam sonhar. Telescópios como o Hubble sondaram o mundo das galáxias, nebulosas e estrelas. O que foi ótimo para escritores de livros de astronomia, que podem criar livros fascinantes, cheios de imagens espetaculares fornecidas gratuitamente pelas agências espaciais.

É o caso de “Sistema Solar”, de Marcus Chown, que está saindo no Brasil pela editora Blucher.

O livro leva o leitor para um passeio pelos mundos do Sol, começando pelo pequeno Mercúrio e indo até o cinturão de Kuiper, onde se escondem centenas de cometas e pequenos mundos gelados. Cada planeta, lua ou asteroide tem direito a diagramas mostrando sua estrutura e fotos coloridas obtidas de vários ângulos. O que é ótimo quando queremos visualizar os anéis de Saturno ou os aspectos de suas coloridas luas.

“Sistema Solar” tem um preço que varia entre R$ 70 e R$ 100, dependendo da livraria, o que é barato para um livro todo ilustrado a cores e impresso em papel de boa qualidade. Serve de introdução ao tema para os estudantes que desejam participar das olimpíadas de astronomia, que acontecem todo ano.

É claro que existem outros livros semelhantes, que já abordei aqui nesta coluna. Mas são bem mais caros e difíceis de encontrar. As fotos incluem imagens obtidas pela missão da nave Cassini, a Saturno, da sonda Dawn que visitou o cinturão de asteroides. Das missões Voyager que foram até Urano e Netuno e das naves que estiveram em Vênus e Mercúrio. Sem faltar, é claro, as imagens de Júpiter, obtidas por várias espaçonaves robôs que incluem a Galileu e a recente Juno.

Todo esse material mostra que o universo é muito mais bonito do que poderíamos imaginar. E supera os sonhos mais loucos dos escritores de ficção científica. Mas a aventura espacial está apenas começando. Além do Sistema Solar encontram-se os mares de estrelas da Via Láctea e de outras galáxias.

 

Bonito: Imagens complementam o texto

Bonito: Imagens complementam o texto

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

 

You may also like

1 comment

Anderson 18 de dezembro de 2017, 23:03h - 23:03

Tenho este livro e ele é maravilhoso. Uma pena que não tem ainda as fotos de Plutão tiradas pela sonda New Horizons. Neste mesmo formato e pela mesma editora também é muito bom o livro “Os Elementos”, de Theodore Gray, ilustrado com fotos de amostras de todos os elementos químicos da tabela periódica. Obrigado pelas dicas de livros sempre boas da coluna.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996