Unesco não avançou em políticas culturais, diz secretária do MinC

by Diário do Vale

A Convenção sobre a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) completa dez anos em 2015, mas ainda não tem incidência relevante nas políticas públicas culturais ou mesmo nas lutas dos grupos ligados à cultura. As informações são da Agência Brasil.

A conclusão é da secretária da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Ivana Bentes.

– Algumas peças importantes do debate político não foram apropriadas pelos movimentos sociais, não foram divulgadas o suficiente – disse.

Segundo ela, os avanços a serem buscados são no sentido de transformar a convenção em uma convenção viva, que possa ser apropriada pelos grupos e que sirva nos embates diplomáticos. Ela citou o caso do facebook, que retirou da página do MinC, na rede social, a fotografia de uma índia com os seios à mostra.

– O facebook considerou que a foto feria seus critérios de moralidade, o que, para nós, é uma afronta cultural. Então, são pequenos incidentes que deixam muito claro que a convenção pode vir a lastrear e ter incidência nos campos jurídicos, da disputa cultural, na afirmação do imaginário cultural da América Latina – fala.

O Ministério da Cultura abriu semana passada uma série de reuniões setoriais do Mercosul Cultural, que inclui países-membros e associados, sobre a proteção e promoção da diversidade cultural, a integração e a gestão colaborativa das políticas culturais do bloco. Ao final, em 18 de junho, haverá o encontro de ministros.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996