Valerian retorna ao Brasil graças ao filme

by Diário do Vale

Com o filme programado para chegar aos cinemas no dia 10 de agosto os quadrinhos do Valerian voltaram ao Brasil. Agora em livros de capa dura editados pela livraria SESI. O primeiro volume custa R$ 58, o que é um preço salgado para a maioria dos fãs de quadrinhos. Afinal, um livro igual, com os personagens da DC Comics, custa uns R$ 30 em qualquer jornaleiro. Mas tudo bem, Valerian é francês e deve ser cotado em euro.

O volume 1 traz a primeira aventura do herói, criado em 1967 pelos franceses Pierre Christin e Jean-Claude Mézières.

Ficamos conhecendo o herói, um agente tempo-espacial do futuro que viaja para a Idade Média para combater o vilão Xombul. Que também tem uma máquina do tempo e pretende armar uma confusão histórica. É nessa história que Valerian é salvo pela camponesa Laureline, que viaja com ele para o futuro e se torna sua parceira. O estilo oscila entre o épico e a caricatura, com os autores criando situações insólitas e ao mesmo tempo satirizando o gênero space opera.

Perseguindo Xombul, Valerian e Laureline viajam para o futuro, para o ano de 1986, onde a Terra foi atingida por uma grande catástrofe que inundou a cidade de Nova Iorque. Essa história, de 1970 chegou a ser publicada no Brasil nas páginas do Globinho, um suplemento de quadrinhos que o jornal O Globo publicou nos anos de 1970 e 1980. É curioso como a visão de uma Nova Iorque em ruínas, assolada por tornados e furacões, antecipou as teorias modernas sobre aquecimento global.

Na época o desenho de Christin era meio caricato, o que corresponde ao tom satírico das aventuras. Os leitores modernos podem se decepcionar um pouco, porque a Laureline original não é loira, nem tão bonita quanto a Cara Delevingne. Mas o personagem fez tanto sucesso que a série, que se chamava só Valerian, passou a ser conhecida como Valerian e Laureline. Dizem que inspirou um tal de George Lucas, mas isso é uma coisa que os leitores podem conferir e julgar.

Início: Como a dupla se formou

Início: Como a dupla se formou

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

 

You may also like

1 comment

Anderson 24 de julho de 2017, 18:08h - 18:08

Esta edição custa mais caro pelo tamanho, bem maior que o formato americano. Nos extras tem umas fotos comparando algumas ilustrações do Valerian com cenas do Star Wars. As semelhanças são perturbadoras…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996