Vassouras realiza segunda edição da programação paralela ao Festival Vale do Café 2016

by Diário do Vale
Festival Vale do Café: Intenção é oferecer gratuitamente atrações que preencham os intervalos da programação principal (Fotos: Divulgação)

Festival Vale do Café: Intenção é oferecer gratuitamente atrações que preencham os intervalos da programação principal (Fotos: Divulgação)

Essa é a 14ª edição do Festival Vale do Café, maior evento de música instrumental da região Sul Fluminense e pelo segundo ano consecutivo a sociedade civil Abrace Vassouras, formada por empresários das áreas de hotelaria, gastronomia e cultura da cidade realiza sua programação paralela. Com roteiro que inclui música instrumental e popular e apresentações de artistas locais e convidados, a intenção é oferecer gratuitamente atrações que preencham os intervalos da programação principal, acrescentando elementos regionais que representam a essência do Vale do Café.

As cidades do interior do estado, pelo isolamento a que foram condicionadas, são hoje centros de grande preservação cultural, onde ainda se vê antigas tradições que parecem ter sido esquecidas pela maior parte do país. O interior do Sul Fluminense é rico em Folias de Reis, Calango e Caninha Verde, todas originais dos países ibéricos, sendo localmente adaptadas. Também tem o jongo, a capoeira, o maculelê, de origem africana e a tradição das benzedeiras, figuras que costumam substituir visitas aos médicos e indicam ervas e banhos ao invés de remédios.

Com intuito de valorizar e fortalecer a memória dessas manifestações populares, o Abrace Vassouras definiu apresentações individuais para cada uma delas, que acontecem ao longo de todo o evento, possibilitando um contato próximo com os espectadores, que poderão vê-las de perto e também experimentá-las. A vivência também vai envolver o período imperial, quando a região ficou conhecida pela produção cafeeira: atores interpretando personalidades da época serão os mestres de cerimônia, abrindo as apresentações com diálogos que explicam e contextualizam suas próprias histórias. Serão interpretados personagens como Eufrásia Teixeira Leite e Joaquim Nabuco, Santos Dumont, Manuel Congo, entre outros.

Personagens de época também são a tônica da apresentação do grupo Quinteto Imperial, que acontece amanhã, dia 23, às 18h, na Câmara Municipal. Os atores-cantores vestidos à caráter, contam e cantam a história da região no século XIX. O mergulho ao passado é certo quando se faz visitas às fazendas históricas. Quem não conseguiu ingresso para o Festival pode aproveitar a apresentação do pianista Marcos Ariel na fazenda Cachoeira Grande, amanhã, às 15h e passar a tarde na Fazenda Santa Eufrásia, no sábado seguinte, no mesmo horário, com partidas de croquet e piquenique no extenso gramado da fazenda, ambas com aquisição de ingresso.

Música

Como o festival principal é de música, a programação paralela não poderia deixar de oferecer variedade nesse quesito. Os talentos da região e participantes selecionados do Rio de Janeiro foram recrutados para mostrar o que há de melhor no choro, samba, MPB e também na viola caipira, que representa a cultura interiorana. O grupo Caindo no Choro e Roupa na Corda garantem a execução do choro, o violonista Flávio Radamés apresenta repertório de Milton Nascimento e a roda de viola é por conta do grupo Caipirando – Alma Carioca de Viola.

Se os músicos seniors exploram a música brasileira e seus diversos estilos e gêneros, a nova geração mostra seu talento através de uma formação mais clássica. Participam a Orquestra Maré do Amanhã, composta por jovens do complexo da Maré, no Rio, e a Orquestra de Violinos de Volta Redonda, formada por estudantes do ensino fundamental. Em comum, além da formação instrumental, as duas tem o fato de serem fruto de projeto social e pioneiras em suas comunidades. Outro grupo de pequenos e talentosos músicos presentes será Os Pequenos Mozart, orquestra composta por crianças violinistas, coordenados por Suray Soren, que tocam trajados como o famoso compositor que dá nome ao grupo.

Cultura e arte

Além de ouvir há muito o que ver em Vassouras durante essas duas semanas. As Folias de Reis terão exposição dedicada a elas, no Casario Shopping, para saciar a curiosidade de quem não conseguir ver os palhaços de perto. A coleção que pertence ao acervo cultural da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), já viajou o mundo e conta com 27 máscaras e vestes produzidas por foliões de todo o sudeste. Uma seleção do artesanato local estará exposta na Câmara Municipal da cidade, para apreciação e venda, funcionando constantemente, assim como a exposição de arte sacra na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que cobra ingresso simbólico para fins de manutenção. O Museu Casa da Hera, antiga casa de Eufrásia Teixeira Leite, grande benfeitora da cidade, é o ponto turístico de parada obrigatória, que também estará aberto no período.

Há também atividades voltadas às famílias com crianças, começando pelo Trem do Barão, um veículo adaptado que parece uma locomotiva e mostra os mais importantes pontos turísticos da cidade. Paga-se ingresso individual pela viagem de 50 minutos, que é também interessante aos adultos. Domingo, dia 24, apresenta-se o Teatro Circense, com participação de palhaços e perna de pau, e mais tarde a Velhota Cambalhota, que vai contar histórias na Praça da Matriz. Entre as atividades acontece um grande piquenique com participação do público, que pode levar toalha e petiscos para comer da praça.

No domingo, dia 31, a equipe de recreadores toma conta da brincadeira, realizando gincanas e atividades para crianças de todas as idades.

Uma notícia para os amantes da boa mesa é o lançamento do Polo Patrimônio & Gastronomia, que reúne diversos restaurantes, bares e cafés da cidade que buscam o desenvolvimento da gastronomia local. Alinhados com o que há de mais atual no segmento da alimentação fora de casa, os empreendimentos procuram a valorização da cozinha típica do interior e suas influências, representando o verdadeiro sabor do Vale do Café. Os locais que fazem parte do Polo podem ser identificados pelo galhardete exposto na porta e oferecem pratos produzidos especialmente para a programação paralela.

 

Confira a programação paralela ao Festival Vale do Café 2016 em Vassouras

 

**Hoje, dia 22

 

Grupo DoSamba

Repertorio de Bossa Nova

Local: Estação Ferroviária (Sede da FUSVE)

Horário: 20h

 

Grupo de Chorinho Roupa na Corda (Instrumental)

Local: Casario Shopping

Endereço: Rua Barão de Vassouras, 19, Centro, Vassouras

Horário: 21h

 

Folia de Reis – Grupo de Cultura Popular

Local: Início na Estação Ferroviária com cortejo até a Praça Barão de Campo Belo

Horário: 22h

 

**Amanhã, dia 23

 

Quinteto Imperial

Local: Câmara Municipal

Endereço: R. Barão de Capivari, 20, Centro, Vassouras

Horário: 18h

 

Tarde de Música na Fazenda – Apresentação do pianista Marcos Ariel

Local: Fazenda Cachoeira Grande

Endereço: Estrada Fazenda Cachoeira, 1.639, Eng, Nóbrega, Vassouras

Contato: (24) 2471-1264| (24) 98123-1866

Horário: 15h

 

Calango – Grupo de Cultura Popular

Local: Estação Ferroviária (sede da FUSVE)

Horário: 18h30

 

Caipirando – Alma Carioca de Viola

Local: Estação Ferroviária (sede da FUSVE)

Horário: 20h

 

**Dia 24 – Domingão na Praça

 

Encontro das Benzedeiras

Local: Átrio da Igreja Matriz N. S. da Conceição

Endereço: Praça Sebastião Lacerda s/n, alto da colina, Centro, Vassouras

Horário: 11h

 

Teatro Circense – Andança

Local: Praça da Igreja Matriz N. S. da Conceição

Horário: 10h

Piquenique na Praça

Todos convidados a levar toalhas, cestas de piquenique e muita animação

Local: Praça da Igreja Matriz N. S. da Conceição

Horário: 11h

 

Velhota Cambalhota

Contação de Histórias infantis

Local: Praça da Igreja Matriz N. S. da Conceição

Horário: 12h

 

Orquestra Maré do Amanhã

Coord. Artística: Filipe Barreto Kochem

Local: Igreja Matriz N. S. da Conceição

Horário: 15h30

 

**Dia 28

 

Caninha Verde – Grupo de Cultura Popular

Local: Átrio da Igreja Matriz N. S. da Conceição

Horário: 18h30

 

Flávio Radamés – Tributo a Milton Nascimento

Local: Igreja Matriz N. S. da Conceição

Horário: 20h

 

**Dia 29

 

Orquestra De Violinos De Volta Redonda

Regência: Sarah Higino

Local: Igreja Matriz N. S. da Conceição

Horário: 19h

 

Jongo – Grupo de Cultura Popular

Local: Praça Sebastião de Lacerda (fundos Igreja Matriz N. S. Conceição)

Horário: 20h30

 

Grupo de Chorinho: Caindo no Choro

Local: Casario Shopping

Horário: 21h

 

**Dia 30

 

Piquenique na Fazenda Santa Eufrásia

Endereço: BR 393, km 242, Vassouras – Barra do Pirai

Contato: (24)9999-49494 | (21)9992-69619

Horário: 15h

 

Capoeira e Maculelê – Grupo de Cultura Popular

Local: Praça da Matriz

Horário: 19h

 

**Dia 31 – Domingão na Praça

 

Recreação para todas as idades

Local: Praça da Matriz

Horário: 14h

 

Os Pequenos Mozart

Local: Praça da Matriz

Horário: 17h30

 

 

 

Visitação – Passeio – Gastronomia

 

Museu Casa da Hera

Antiga residência de Eufrásia Teixeira Leite

Endereço: Rua Dr. Fernandes Júnior, 160, Centro, Vassouras, RJ

Acesso de carro pela Rua Otávio Gomes

Entrada Gratuita

 

Mostra de Arte Sacra

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Horário: Quinta-feira a domingo de 14h ás 17h

Ingresso: R$ 5 por pessoa

 

Trem “O Barão”

Veículo adaptado como locomotiva do século passado,

faz tour pelos principais pontos da cidade.

Contato: Carlinhos | (24) 98101.0412

 

Polo Patrimônio & Gastronomia

Gastronomia do Vale do Café

Estabelecimentos na cidade de Vassouras sinalizados com galhardetes

 

Mostra de Artesanato Oficial do Festival Vale do Café

Local: Câmara Municipal

Data: 22 a 31 de julho – quinta-feira a domingo

Horário: 10h às 21h

 

Exposição de Máscaras de Folias de Reis

Acervo Cultural da UERJ

Local: Casario Shopping

Data: 22 a 31 de julho – quinta-feira a domingo

Horário: 10h às 14h e 16h às 20h

 

Em Vassouras: Roteiro inclui música instrumental e popular e apresentações de artistas locais e convidados

Em Vassouras: Roteiro inclui música instrumental e popular e apresentações de artistas locais e convidados

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996