terça-feira, 17 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Vem aí o 1º Encontro de Ferreomodelismo

Vem aí o 1º Encontro de Ferreomodelismo

Matéria publicada em 11 de setembro de 2019, 09:00 horas

 


Evento acontece neste sábado, dia 14, na estação ferroviária de Vassouras, e reunirá diversos apaixonados por trens

Os apaixonados por ferreomodelismo tem encontro marcado na Estação Ferroviária de Vassouras – Foto: Divulgação

Vassouras receberá no sábado, dia 14, o 1º Encontro de Ferreomodelismo da cidade, que acontecerá das 9h às 17h, na estação ferroviária, na Praça Martinho Nóbrega, Centro, e reunirá cerca de 15 maquetes. O evento, com entrada gratuita, é organizado pelo empresário e ferreomodelista Carlos Henrique Carreira da Silva e conta com o apoio da Casa da Cultura, da Prefeitura e da Frateschi Trens Elétricos, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.
De acordo com o organizador, foram convidados grupos de ferreomodelistas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
– A Prefeitura conhece meu trabalho com maquetes e me convidou para organizar o evento. Sou apaixonado por trens e cultivo este hobby desde 2008. Tudo começou quando comprei uma caixa básica de trens da Frateschi, e hoje possuo cerca de 250 locomotivas e vagões – afirma Carlos Henrique.
O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.
– O estado do Rio de Janeiro reúne vários ferreomodelistas, bem como algumas cidades mineiras localizadas próximas a Vassouras. Esperamos poder oferecer ao público um pouco sobre este hobby que preserva a memória ferroviária do país e tornar este evento permanente no calendário da cidade – conclui.
A Frateschi Trens Elétricos tem apoiado iniciativas como esta em todo o país.
– Esperamos que eventos como este façam ampliar o número de interessados por este hobby – diz Lucas Frateschi, diretor da empresa.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Avatar

    Parabéns pelo evento e iniciativa, o ferreomodelismo é apaixonante. Se assim Deus permitir estarei aí dia 14.
    Parabéns mais uma vez.

  2. Avatar

    Srs parabéns.
    Sou de Porto Alegre e ferromodelista e fico
    Muito alegre com a notícia de seu evento.
    Parabéns e um grande abraço.

    • Avatar
      Marinoni Almiro Gutemberg Junior

      Parabéns pelo evento! Sou fã do Ferro modelismo, e em breve estarei montando uma maquete aqui em Portugal, onde viajo muito de Trem. Felicidades

  3. Avatar

    O ferromodelismo é uma cultura que nos permite através das maquetes a materialização de lembranças e sonhos, sendo este último propostas individuais que um dia poderão ser resgatados em nosso país, trazendo consigo as boas sensações iguais as de quem já viveu um pouco dessa história distante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document