Volta Redonda e região sob o olhar da ‘Expedição Brasil’

by Diário do Vale
‘Expedição Brasil’: Projeto passou recentemente por terras paulistas e aportou no Rio de Janeiro (Fotos: Renan Rosa/Pedro Malamam/Divulgação)

‘Expedição Brasil’: Projeto passou recentemente por terras paulistas e aportou no Rio de Janeiro (Fotos: Renan Rosa/Pedro Malamam/Divulgação)

Volta Redonda – Após percorrer quase dez mil quilômetros pelos três estados da região sul, o projeto fotográfico “Expedição Brasil” passou recentemente, por terras paulistas e aportou no Rio de Janeiro. A empreitada consiste na excursão do fotógrafo Renan Rosa, durante oito meses, pelas cinco regiões do país. Em foco, o retrato das pessoas, seus trabalhos, seus costumes e dos lugares que vivem. Além da Baixada Fluminense e a capital, Paraty, Trindade, entre outras localidades entraram na rota.

Nesta viagem pelos cantos brasileiros, Renan Rosa vai percorrer – contando com a assistência do também fotógrafo Pedro Malamam – as mais diversas paisagens brasileiras captando cada detalhe e transpondo com toda a sua emoção para o universo da fotografia.

Através do site (www.expedicaobrasil.art) e da página do Facebook é possível acompanhar o trabalho e sugerir locais e personagens, que entrarão no roteiro dos fotógrafos. Ambas as plataformas serão atualizadas constantemente com fotos, vídeos e relatos dos fotógrafos-viajantes.

Como resultado, os dois trarão na bagagem um riquíssimo acervo social, cultural e paisagístico, que será transformado em um livro de fotografia bilíngue. A publicação contará com mais de duzentas imagens – sendo mais da metade fotos desta expedição, e outras muitas imagens feitas por Renan durante os doze anos em que viajou fotografando diversas partes do mundo. Através desse paralelo, o artista busca incitar a percepção do público sobre as semelhanças encontradas em regiões tão distantes no globo terrestre. Rosa deseja também estimular uma visão crítica acerca das fronteiras que nos delimitam e separam. Quem não vai viajar junto, mas endossa a equipe técnica é o renomado fotógrafo Araquém Alcântara, que fará a curadoria do livro.

Por trás das lentes

Renan Rosa é fotógrafo, designer fotográfico e editor de fotografia com trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior, onde já realizou várias exposições como na Alemanha, Israel, Grécia e Estados Unidos. Foi um dos vencedores do Concurso Fotográfico Internacional IODPC em 2009. Tem fotos publicadas em várias revistas brasileiras e internacionais.

Em 2009 foi selecionado pela fundação FIESP – SESI Cultural para exposições por todo o Estado de São Paulo durante cinco anos, com dois projetos de exposição “O Flaneur da Babilônia” e “O Olhar do Minotauro”. Renan viajou durante 12 anos, por iniciativa própria, por todo o mundo o que lhe deu muita experiência e aprimoramento técnico. O resultado é um trabalho rico e sensível. Neste momento, Renan se propõe a viajar pelo Brasil por oito meses para registrar a gente e o país.

A Expedição Brasil é uma realização da empresa Base Cultural Produções Artísticas, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da empresa Spectrum Geo do Brasil – Servicos Geofisicos Ltda.

Serviço

Facebook: Expedição Brasil
Site: www.expedicaobrasil.art.br

 

essa (3) essa (2)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996