Volta Redonda possui a maior biblioteca do Sul Fluminense

by Diário do Vale

Livros mais procurados para empréstimos são os paradidáticos, como literatura nacional e estrangeira – Foto: Gabriel Borges

“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro”, afirmou o escritor norte-americano, Henry David Thorea. Sendo assim, os moradores de Volta Redonda, e da região, podem encontrar uma infinidade de opções e recomeços na biblioteca do município. O espaço conta com um acervo de mais de 22 mil títulos, e é considerada a maior biblioteca do Sul Fluminense.

Um bom exemplo de como a leitura é um hábito a ser compartilhado é o da moradora do bairro São Cristóvão, Edna Almeida Silva, de 68 anos. A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, que possui atualmente quase 12,7 mil usuários cadastrados, foi a primeira que Edna teve acesso e que a ajudou a influenciar a filha Jussara Almeida Batista Silva, de 39 anos, e a neta Nina Flor Ramos Batista, de 11 anos, que a acompanham nos universo dos livros.

– Minha mãe sempre gostou de ler e lia para mim e para meus irmãos. Ela colocava os livros no alto das estantes e dizia que era para proteger, pois criança pequena poderia acabar destruindo – comentou rindo Edna.

Jussara conta que o amor pelos livros vem desde pequena.

– Sempre amei ler. Conforme fui crescendo, pegava livros na escola, mas sempre quis ter acesso a mais. Quando descobri a biblioteca, foi maravilhoso, um paraíso para mim – contou.

A biblioteca municipal possui ambiente adequado para leitura e o acesso ao acervo é livre. No primeiro andar estão localizadas cinco salas de estudo em grupo, para até cinco pessoas, salão de estudos com 13 mesas coletivas com quatro cadeiras e 16 baias de estudo individuais e quatro computadores para pesquisa. O número de estantes para o acervo é suficiente e sua instalação respeita as normas de acessibilidade.

No segundo andar funciona a biblioteca kids, que conta com um acervo direcionado ao público infantojuvenil. Este espaço recebe diariamente escolas, previamente agendadas, para realização de atividades como contação de histórias, pinturas, teatro, entre outros. A biblioteca também possui auditório com 144 lugares e sala de internet com acesso controlado por sistema.  A parte administrativa também está alocada no segundo andar, além de quatro banheiros, copa e processamento técnico.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, Letícia Monteiro Machado, a biblioteca tem uma média de 2050 pessoas atendidas por mês. Os livros mais procurados para empréstimos são os paradidáticos, como literatura nacional e estrangeira. Já para ler na própria biblioteca a procura maior são os livros didáticos.

Além dos estudantes, que também são representados pelas visitas guiadas escolares, a biblioteca também recebe grupos da terceira idade, da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), entre outros. O espaço é utilizado ainda para lançamentos de livros, exposições variadas, saraus, etc. A biblioteca municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados de 8h às 12h.

Fotos: Gabriel Borges

You may also like

8 comments

caetano 8 de julho de 2018, 08:50h - 08:50

Maior em edificação porque em livros só tem livros velhos e obsoletos.

FranciscoJFLacerda 7 de julho de 2018, 20:26h - 20:26

A maior biblioteca da região inclusive por possuir um acervo mais valioso e requintado não seria da AMAN em Resende? Eu li a pouco tempo acredito que aqui mesmo sobre isso..

Daniele 7 de julho de 2018, 20:12h - 20:12

Um elefante branco… um espaço enorme daquele, onde poderiam aproveitar para um uso melhor… hoje, cerca de 30 pessoas vão lá por dia… 30 pessoas pra ocupar um imóvel daquele tamanho, numa área nobre da cidade… nem doação de livros eles aceitam mais… se você chegar com livros lá para doar, eles não aceitam… absurdo… poderiam disponibilizar todo o acervo on-line… seria muito mais útil…

Estudante 7 de julho de 2018, 14:00h - 14:00

Um local de informação e cultura abandonado pelo poder público, as tais salas de estudo em grupo fechadas poder não terem cadeiras e ar condicionado não estarem funcionando, os banheiros são imundos, sem papel higiênico, temos que ir ao shopping usar banheiro limpo, o cheiro de pombo na biblioteca é insuportável a entrada é imunda e o acervo ultrapassado. Uma pena esse local estar abandonado.

James Hatefield 7 de julho de 2018, 10:21h - 10:21

Besteira não há mais porque manter uma biblioteca, em plena revolução tecnológica qualquer pessoa que tenha um smartphone tem muito mais informação do que uma biblioteca ultrapassada como essa de volta redonda

Pagador de impostos 7 de julho de 2018, 09:47h - 09:47

O nome correto do escritor citado é Henry David Thoreau. Por favor, corrijam a informação. Para quem se interessar, sua obra mais famosa é Walden, onde ele registra o seu dia dia, durante uma temporada de cerca de 2 anos que passou vivendo nas imediações do lago de mesmo nome. Isso ocorreu em meados do século XIX. Vivendo numa cabana minúscula, por ele mesmo construída, Thoreau com essa sua experiência, de certa forma, acabou por fincar as primeiras sementes do movimento ecológico e minimalista de se viver. Atualmente, nos EUA, existe a fundação Thoreau, fundada e mantida por seguidores de seu modo de viver.

Euzinho 7 de julho de 2018, 09:02h - 09:02

Poderiam fazer uma reforma, melhorar com refrigeração, em baixo tirar uns drogados e mendigos, colocar vários bancos na praça de baixo para fomentar a cultura , mesinhas de xadrez, dama, fomentar atividades culturais na praça embaixo, tirando as mesinhas de boteco…
Prefeitura , favor dar uma lavada embaixo, com máquina de pressão…
E coloquem guarda municipal junto a biblioteca e as praça dos Imóveis, que de inocentes, não tem nada , pegação de casal , maconheiros…
Uma vergonha , em frente de escola, curso de inglês, de reforço, ou seja local frequentado por crianças…

Baiano 7 de julho de 2018, 21:05h - 21:05

Falou e disse! Xadrez e Damas é lúdico desperta o raciocínio dedutivo. Boa ideia!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996