terça-feira, 26 de março de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Volta Redonda realiza 20º Encontro de Folia de Reis

Volta Redonda realiza 20º Encontro de Folia de Reis

Matéria publicada em 30 de março de 2018, 09:00 horas

 


Evento reunirá 20 folias da cidade, além das folias convidadas, na Ilha São João, neste fim de semana

Tradição: Pavilhão de eventos reunirá folias de Volta Redonda e de cidades vizinhas (Foto: Arquivo)

Tradição: Pavilhão de eventos reunirá folias de Volta Redonda e de cidades vizinhas (Foto: Arquivo)

Volta Redonda – As tradicionais Folias de Reis terão um encontro marcado neste sábado, dia 31 de março. Volta Redonda vai sediar o Festival Regional de Folia de Reis, na Ilha São João. O evento reunirá 20 folias da cidade e folias convidadas de municípios da região. Os grupos se apresentarão das 9h às 22h, em um palco montado no pavilhão de eventos, reforçando essa tradição do Sul Fluminense.
– Muitas pessoas acreditam que a tradição das Folias de Reis é somente em janeiro. Mas após a Quaresma, começam as festas e os festivais das jornadas. Este ano, faremos um grande festejo e o principal objetivo é manter a tradição, preservar e proteger a cultura das folias – diz a secretária de Cultura, Aline Ribeiro.
As jornadas de Folia de Reis se apresentarão com seus tradicionais foliões e outros integrantes como os mestres ou embaixadores, contramestres, palhaços, alfeires e os três reis magos. De posse de instrumentos como violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros e gaitas, as jornadas tocam músicas típicas vestidos com fantasias coloridas, além de recitarem versos em apresentações teatrais.
– Participei no ano passado e posso dizer que o evento é muito empolgante. As famílias vão e mostram que a nossa cultura está sendo preservada, inclusive com jovens participando. Convido todos a prestigiarem as folias – disse o prefeito Samuca Silva.
E a expectativa é grande entre os foliões, dentre eles o motorista Ronaldo Pereira, conhecido na Folia de Reis como Mestre Rona.
– Esse evento é importante para divulgar a nossa cultura. Não só aqui em Volta Redonda, mas para outras cidades também. Estarei lá com certeza com minha viola e minha sanfona participando – comenta Ronaldo, que é folião há 36 anos e participa do encontro desde a primeira edição.

Jornadas

As jornadas de Folia de Reis confirmadas são: Divina Estrela; Estrela Brilha; Juventude Farol Mineiro; Jesus Menino; Estrela Sagrada do Retiro; Jornada da União; Sagrada Estrela do Oriente; Nova Geração; Sagrada Família; Estrela Maior; Jornada da Paz; Astrólogos do Oriente; Cristo Vive; Lua Nova; Estrela Guia do Oriente; Estrela Sagrada; Sagrada Estrela Divina do Oriente; Jesus, José e Maria; Leões de Judá; Estrela Sagrada do Oriente.

Serviço

O Festival Regional de Folia de Reis acontece neste sábado, dia 31, das 9h às 22h, na Ilha São João (Rua Alexandre Polastri Filho, nº 791), em Volta Redonda.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Avatar

    JOÃO 8:32

  2. Avatar

    VAI LER BÍBLIA GENTE! TENHA DÓ!

Untitled Document