terça-feira, 2 de junho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Zélia Arbex expõe trabalhos do 30º Salão do Humor de Volta Redonda

Zélia Arbex expõe trabalhos do 30º Salão do Humor de Volta Redonda

Matéria publicada em 6 de outubro de 2019, 10:00 horas

 


 

Volta Redonda – Considerado um dos maiores do Brasil e promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o Salão de Humor de Volta Redonda chegou à sua 30ª edição e está exibindo os trabalhos vencedores em uma exposição que reúne charges, caricaturas, cartuns e tiras HQ, e pode ser conferida até o dia 31 deste mês, no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília.
– Com o Salão do Humor, Volta Redonda mostra que tem vocação para sediar grandes eventos culturais e de outros segmentos. É um acontecimento tradicional na cidade e que reúne grandes artistas e os talentos da região, além de oferecer acesso gratuito à cultura para os cidadãos e visitantes de Volta Redonda – afirma o prefeito Samuca Silva.
O vencedor da categoria “Melhor de Volta Redonda”, Rogério Alonso, concorreu com a obra intitulada “Idiocracia Tupiniquim”, que foi inspirada na obra Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci.
– Um grande amigo me procurou para que fizesse a arte do disco de sua banda. Ele mencionou a capa de um filme norte-americano que fazia uma brincadeira com o Homem Vitruviano. Fomos conversando e chegamos nessa ideia de fazer o Vitruviano Tupiniquim, servindo para mostrar um ‘molde padrão’ da nossa sociedade nesses tempos difíceis. Parece que deu certo – brinca Rogério, que, apesar de acompanhar o Salão do Humor há tempos, participou pela primeira vez e conquistou o primeiro lugar como o melhor trabalho inscrito por artista de Volta Redonda.
A edição deste ano do Salão do Humor de Volta Redonda teve prêmio de reconhecimento e apoio financeiro de R$ 2,5 mil para o vencedor de cada categoria: Charge, Cartum, Caricatura e Tira HQ.

Jurados destacam alto nível dos trabalhos concorrentes

As obras inscritas no Salão de Humor foram analisadas por uma comissão técnica, formada por artistas de renome nacional no segmento de humor gráfico, convidados especialmente para essa edição do concurso: Eduardo Baptistão, Magela Bastos, Jader Mattos, Ique Woitschch, Pedro Paulo Dias, Cristóvão Araújo Villela e Clóvis José de Lima.
Julgando pela terceira vez na competição, Cristóvão Araújo ressaltou que o Salão do Humor é muito importante para a revelação de novos talentos, trabalhos e ideias.
– Também vale para os novos artistas se espelharem nas técnicas e ideias dos trabalhos premiados, não para serem críticos dos mesmos parâmetros, mas para aguçarem o próprio espírito cômico e criativo – afirma.
Segundo Jader Mattos, muitos desses participantes são premiados internacionalmente.
– É importantíssimo manter a tradição e o prestígio do Salão de Humor de Volta Redonda, pois trata-se de um dos principais eventos de humor gráfico do país. A categoria ‘melhor de Volta Redonda’ legitima os talentos regionais e reafirma que a cidade, bem como toda região do Sul Fluminense, é um celeiro de grandes artistas – comenta Jader Mattos.
O jurado Clóvis José de Lima afirma que o Salão de Humor de Volta Redonda incentiva trabalhos em uma área com espaço cada vez mais restrito. “Há uns 35 anos, quando eu comecei a trabalhar cartun, com charge, com caricatura, havia um mercado maior pra gente. Todos os jornais da região e nacionais, salvo raras exceções, tinham espaço. É um mercado que está se fechando cada vez mais e o Salão de Humor mantém, de certa forma, essas pessoas em evidência, além de consagrar talentos que estão há bastante tempo no mercado de artes visuais”.

Serviço

O 30º Salão do Humor de Volta Redonda pode ser conferido até o dia 31 de outubro, no Espaço das Artes Zélia Arbex, Praça Rotary, Vila Santa Cecília, Volta Redonda.

 

Salão do Humor: Mostra reúne charges, caricaturas, cartuns e tiras HQ (Foto: Divulgação)

 

Confira a lista de premiados no 30º Salão de Humor de Volta Redonda:

1º LUGAR CARICATURA: Emerson Carvalho – Obra: “Fernanda Montenegro”
1º LUGAR CHARGE: Clayton Rabelo – Obra: “O índio no Brasil”
1° LUGAR CARTUM: Silvano Mello – Obra: “Jogo Medicado”
1º LUGAR TIRA HQ: Silvano Mello – Obra: “Desejos”
1º MELHOR DE VR: Rogério Alonso – Obra: “Idiocracia Tupiniquim”


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Bom demais isso, mas a Secretaria de Cultura e a Prefeitura deveriam criar mais um evento do gênero na cidade; talvez um Concurso de Desenho Escolar, um Salão de Humor mais voltado a estudantes da rede pública municipal . Pensa nisso, Aline . O Salão deste ano está maravilhoso . PARABÉNS !!!

Untitled Document