Livro de Clarisse Leal será lançado em maio

by Diário do Vale
A aniversariante do dia, Rita Bartolomeu entre algumas de seu imenso grupo de amigas
Alba Regina e o presidente do Rotary Club, Carlos Henrique Teixeira
Marilene Dias Inácio, Paula Balbi e Elaine Conrado, em recente acontecimento

 

*O que faz o juiz leigo? A figura do juiz leigo no Brasil é antiga, desde a época do Brasil Colônia.

*Sua atribuição, hoje, está prevista na Constituição Federal, de 1988, no contexto da criação dos juizados especiais.

*O inciso I do artigo 98 da Carta Magna informa que os juizados serão providos por juízes togados ou togados e leigos, permitindo, na prática, que os tribunais tenham autonomia para optar ou não pela institucionalização desse profissional.

*Sete anos depois, a Lei dos Juizados Especiais (Lei n. 9.099/1995) trouxe mais detalhes sobre as atribuições dos juízes leigos.

*Esclareceu que eles são auxiliares da Justiça, recrutados entre advogados com mais de cinco anos de experiência, que não podem exercer a advocacia perante os juizados enquanto permanecerem na função.

*O juiz leigo desempenha algumas funções que antes apenas o juiz togado poderia exercer, entre elas, tentar a conciliação entre as partes – papel que também pode ser exercido pelo conciliador.

*O juiz leigo ainda pode ser acionado caso as partes aceitem resolver o conflito usando solução arbitral.

*Na área cível, a Lei dos Juizados é expressa ao permitir que o juiz leigo faça a instrução do processo e apresente uma proposta de decisão, desde que tudo passe por supervisão final do juiz togado.

*Em qualquer situação, este último pode fazer alterações ou ainda pedir a realização de novos atos probatórios.

*Já na área criminal, embora a Lei dos Juizados preveja a figura do juiz leigo, suas atribuições não ficam claras.

*Por esse motivo, juristas divergem sobre o papel do profissional – alguns acreditam que ele deve atuar apenas na composição cível, outros defendem que o trabalho possa se estender a outras fases processuais.

*Os tribunais vêm lançando atos normativos específicos para regulamentar a atividade dos juízes leigos, recrutados por meio de seleção pública.

*Este profissional já atua em estados como Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, e segundo magistrados togados, têm desempenhado importante papel na solução rápida dos litígios de menor complexidade.

*Esta matéria teve de fonte o Conselho Nacional de Justiça.

*Com o fim do carnaval, engana-se quem pensa que a festa acabou.

*Pelo contrário, ela está apenas começando, principalmente para os “antenadus” de plantão.

*Dentre os eventos de shows da agenda da ANTENADU PRODUÇÕES está a apresentação da banda Amplexos no Sesc Engenho de Dentro, neste sábado, às 19hs, no Projeto Engenhoca.

*O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, recebeu em seu gabinete na sexta-feira, o deputado federal Alexandre Serfiotis.

*Acompanhado de seu pai, Jorge Serfiotis, ex-prefeito de Porto Real, Alexandre veio informar a Jonas que destinou emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão para o município.

*O recurso deve ser liberado ainda este ano e será empregado na área de esportes, mais especificamente na reforma do Estádio Leão do Sul, no bairro Colônia Santo Antônio.

 

A União Faz a Força

 

*Há dois anos a coluna publicava o titulo e texto deste artigo.

*Passado este tempo, pode se dizer que a “União Fez a Força”.

*O presidente dos Estados Unidos Barak Obama e a ex-primeira dama Laura Bush participam de campanha de TV pelo casamento gay.

*Laura Bush, Obama e Dick Cheney estão juntos em vídeo que apoia o casamento gay.

*A propaganda é da ONG Respect For Marriage Coalition.

*O ex-vice-presidente Dick Cheney, o ex-secretário de Estado Colin Powell também aparecem no vídeo dando apoio ao casamento entre homossexuais.

*A intenção do vídeo é mostrar que o casamento gay não é uma questão apenas da comunidade LGBT e nem é defendida apenas por um Partido, mas que ele é importante para toda a sociedade, e possui apoiadores entre os Republicanos e Democratas.

*Na propaganda, a ex-primeira dama Laura Bush afirma que “quando duas pessoas se comprometeram reciprocamente e se amam, devem ter os mesmos direitos de todas as outras”.

 

 

Túnel Do Tempo

*O Governo português determina que cessem as restrições ao consumo de energia elétrica, em vigor desde a Segunda Guerra Mundial (1947).

*O Partido Comunista checo assume o poder na Checoslováquia (1948).

*Acontece em Buenos Aires, Argentina, os primeiros Jogos Pan-Americanos (1951).

*Gamal Abdell Nasser torna-se primeiro-ministro do Egito (1954).

*É assinado o contrato para a construção da Ponte sobre o Tejo, em Lisboa, com a United States Steel Export Company (1961).

*Guerra do Golfo: Um missil Scud iraquiano atinge uma base militar americana em Dharan na Arábia Saudita matando 28 marines norte-americanos durante a Guerra do Golfo (1991).

*A União Européia chega a acordo sobre “o primeiro instrumento de imigração legal, projecto de directiva comunitária sobre o direito de reunificação familiar de imigrantes (2003).

*A Líbia começa a destruir cerca de 3300 bombas preparadas para receberem ogivas químicas (2004).

*Rússia e Irã assinam um acordo de fornecimento de combustível nuclear russo para a futura central nuclear iraniana (2005).

 

Sala Vip

 

*O empresário Maurício Pereira, despertando hoje com sua mais nova idade.

*Ganha os primeiros abraços e beijos de sua amada Cláudia Damaso.

*Depois durante todo dia muitas homenagens, dos familiares, cliente e inúmeras amizades.

*Rita Bartolomeu aniversariando hoje. Recebe os primeiros abraços de seu bem amado, o empresário Ricardo Bartolomeu, dos filhos Lucas e Mateus, demais familiares e depois dos inúmeros amigos.

*Outros queridos aniversariantes: Egon Savino; Dayse Guimarães; Valquíria Santos; Sebastião Leite; Luiz Alípio Carvalho Pereira; Andrea de Franca; Daniele Maria Almeida; Marilu Machado; Maria Eduarda Curti; Girlane Marques Bragança e Alejandra Simón Marta.

*A ‘imperatriz das cortinas’ Clarisse Leal, na contagem regressiva para o lançamento de seu livro intitulado: “O Mistério Oculto na Terra Negra” que acontecerá dia 21 de maio.

*Fim de férias: os empresários Mario La-Gatta e Vanessa Novaes La-Gatta encerraram ontem, na companhia dos filhos, as divertidas férias ao mundo encantado de Walt Disney.

*Agora no volta para casa, tempo de muito trabalho para eles e aulas para os filhos.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996