A Igreja contra as demissões

by Paulo Moreira

No final da tarde desta quarta-feira (23), o Bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Francisco Biasin, ao lado do Padre Juarez Sampaio, recebeu o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Silvio Campos, e sua comitiva para tratar das questões envolvendo a possibilidade de demissões na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciada oficialmente pelo próprio Sindicato durante esta manhã.

***

O encontro aconteceu na Cúria Diocesana, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.

Biasin já havia recebido outro grupo de trabalhadores na tarde de terça-feira (22).

***

O bispo convocou efetiva mobilização da sociedade: “Creio que nós temos que endurecer e causar comoção social em toda a cidade. Sabemos que não será fácil porque não estamos mais em 1989, mas ainda existe amor por essa cidade que sente a CSN como algo que está incorporado na história dela. História de sangue, sacrifício, trabalho e lágrima”, destacou Biasin.

***

Durante as duas reuniões, Dom Francisco se colocou à disposição, oferecendo inclusive o espaço da Cúria Diocesana para a realização dessa mobilização. A posição da Igreja já havia sido anunciada na manhã desta quarta-feira, pelo representante da Pastoral Operária, Nicholas Coutinho, ao dizer que a Diocese estará ao lado dos trabalhadores.

***

Diante disso, ficou agendada para a próxima quarta-feira, dia 30, às 17 horas, uma nova reunião. Todas as entidades, autoridades e a sociedade em geral estão convidadas a participar do encontro que será na Cúria Diocesana.

 

Greve X negociação

Nicholas Coutinho afirmou que em quatro ocasiões demissões anunciadas teriam sido revertidas com o recurso à greve. O diretor de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos, Bartolomeu Citeli, respondeu que, na base territorial do sindicato, foram feitas várias negociações com montadoras, garantindo empregos até 2017.

 

Picuinha

Nicholas teria reproduzido, na reunião, posições de um grupo que se apresenta como oposição sindical. Isso gerou a resposta de Bartolomeu.

 

Recesso I

O prefeito de Resende, José Rechuan (PP) decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 24, 28, 29, 30 e 31 de dezembro, períodos que antecedem os feriados de Natal e Ano Novo, nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, respectivamente.

 

Recesso II

Com isso, o Centro Administrativo fecha suas portas nesta quarta-feira, às 18 horas, e só retorna no dia 4 de janeiro de 2016, às 12 horas. As repartições localizadas fora do Centro Administrativo também seguem em recesso e reabrem conforme o horário diferenciado de cada uma.

 

Atividades essenciais

O decreto garante, no entanto, o funcionamento dos serviços essenciais.

As unidades de saúde de urgência e emergência funcionam normalmente: UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Cidade Alegria, Hospital de Emergência, Hospital da Criança e Pronto Atendimento do Paraíso. A Central de Ambulâncias pode ser acionada pelos telefones 192 ou (24) 3381-4493.

 

Defesa civil

A Defesa Civil manterá o sistema de atendimento 24 horas através do número 199, realizando, entre outros serviços, monitoramento do rio Sesmaria e rondas para diminuir riscos de possíveis transtornos e socorrer casos de emergência. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária manterá uma equipe para atender eventuais situações de urgência nas estradas rurais, que pode ser acionada através da Defesa Civil.

 

Limpeza urbana

A limpeza urbana do município seguirá com o calendário de recolhimento de lixo domiciliar durante o recesso, inclusive nos dias 25 e 1º. O serviço de capina e roçada também segue o cronograma normalmente.

 

Guarda municipal

A Guarda Municipal funcionará em esquema de plantão, fazendo a rotatividades de seus agentes diariamente. Em caso de emergência, o serviço pelo ser acionado pelos telefones 153 ou 3354-5099.

 

Conselho tutelar

O Conselho Tutelar também estará de plantão durante todos os dias com revezamento dos conselheiros para atender as chamadas da população. Os atendimentos serão feitos através do número (24) 99841-6924.

 

Auxílio funerário

O serviço do auxílio funerário, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, vai manter um agente social de plantão durante 24 horas, por meio do telefone celular (24) 99816-9055.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996