O deputado Julio Lopes (PP) encaminhou, nesta quarta-feira (26), ofícios ao Ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana, e ao Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho.
***
O parlamentar solicita providências sobre denúncias feitas por alunos da universidade, que relataram abandono e problemas de manutenção nos prédios, como o risco de desabamento do muro externo e as más condições da quadra de esportes.
***
“Não dá para entender como uma unidade de ensino pública federal com 76 anos de tradição possa estar passando por essa situação. É preciso que o Ministério da Educação tenha boa vontade e invista recursos para que esse histórico colégio não continue se deteriorando sem que nada seja feito”, disse Julio.
Angra 2
Em carta enviada à Eletronuclear, a Framatome, fabricante do reator nuclear e de diversos outros equipamentos de Angra 2, confirmou que o evento detectado no sistema interno de vedação da tampa do reator está previsto no projeto da usina e não configura uma situação que exija o desligamento da unidade. A Eletronuclear também reafirmou total segurança operacional de Angra 2, atestada também pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), em nota publicada no dia 21 de fevereiro. A empresa assegurou que a usina pode continuar operando até a próxima parada programada, conforme os procedimentos de segurança estabelecidos. Além disso, a Framatome destacou recomendações técnicas aplicáveis a esse tipo de ocorrência, que já estão sendo integralmente seguidas pela Eletronuclear.
Abertura do Ano Legislativo
A prefeita Rosi, e o vice-prefeito Cassinho participaram da sessão solene de abertura do ano legislativo de 2025, em Vassouras, no dia 17 de fevereiro. A abertura dos trabalhos legislativos aconteceu na Câmara Municipal e reuniu os 13 vereadores que compõem a atual legislatura. Rosi, primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita em Vassouras, expressou sua emoção ao retornar à Casa Legislativa onde iniciou sua trajetória política, sendo vereadora por três mandatos consecutivos a partir de 2008 e também a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal. Em seu discurso, a atual prefeita reafirmou o compromisso de trabalhar por uma cidade melhor para todos e desejou aos vereadores um mandato muito produtivo e de muito diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo.
Clínicas de Reabilitação Motora
O Estado do Rio poderá contar com Clínicas Estaduais de Fisioterapia e Reabilitação Motora. É o que autoriza o Projeto de Lei 909/23, de autoria dos deputados Vinicius Cozzolino (União), Rafael Nobre (União) e do ex-deputado Márcio Canella, que será votado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (27), em segunda discussão. Caso receba emendas, o projeto sairá de pauta. De acordo com o texto, as clínicas serão instaladas em unidades de saúde estaduais para garantir um atendimento multidisciplinar nos tratamentos de reabilitação. O Governo do Estado poderá firmar parcerias com a União, prefeituras e empresas privadas para viabilizar a implementação da medida.
Tatuagens em Cicatrizes
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, em primeira discussão, o Projeto de Lei 4.209/21, do deputado Marcelo Dino (União), que cria o programa Tatuando Pela Vida para oferecer serviço de tatuagem com o objetivo de coibir as cicatrizes decorrentes de tratamentos e cirurgias ao combate ao câncer e queimaduras. Caso receba emendas, o projeto sairá de pauta. A medida autoriza o Governo do Estado a oferecer os recursos necessários para promover o acesso ao programa, oferecendo todos os tipos de tatuagens camufladoras e invisíveis. “Apesar da cobertura não apagar completamente cicatrizes ou queimaduras, é uma alternativa para dar um novo significado ou simplesmente”, justificou o deputado.
‘Pet Seguro’
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, em primeira discussão, nesta quinta-feira (27), o Projeto de Lei 453/23, da deputada Tia Ju (REP), que a cria a campanha “Pet Seguro” para prevenir acidentes envolvendo motoristas de veículos automotores que dirigem conduzindo animais de estimação no colo. Caso receba emendas, o projeto sairá de pauta. A campanha prevê a produção e divulgação de cartazes, contendo o seguinte texto: “Proteja o seu pet e a sua vida! Dirigindo com o seu animal de estimação no colo você pode provocar acidentes graves”. A iniciativa poderá ser promovida pelo Poder Executivo em postos do Detran e unidades veterinárias da rede pública, além de permitir parcerias com os municípios. A campanha pretende alertar sobre os perigos dessa prática para os próprios pets, passageiros, outros motoristas e pedestres, além de informar sobre as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro para quem transporta animais de forma irregular. “Ao transportar o pet no colo enquanto dirige, o motorista pode ser multado em R$ 130,16 e ganhar quatro pontos na CNH”, comentou Tia Ju.
Escola Nacional de Turismo I
O ministro do Turismo, Celso Sabino, reafirmou nesta quarta-feira (26) que o governo federal planeja inaugurar uma unidade da Escola Nacional de Turismo em cada estado, além do Distrito Federal. “Nossa perspectiva é termos uma unidade em cada capital do Brasil”, declarou Sabino ao programa Bom Dia, Ministro. A primeira unidade do projeto de qualificação e formação profissional foi inaugurada em novembro de 2024, em Belém. De acordo com o ministro, em breve, outras duas unidades deverão ser implementadas no Rio de Janeiro e em Fortaleza.
Escola Nacional de Turismo II
A Escola Nacional de Turismo é uma iniciativa federal para atender à demanda do setor turístico, oferecendo cursos presenciais e remotos para formar e qualificar mão de obra. Belém foi escolhida para receber a primeira unidade do projeto porque sediará a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro deste ano. Na semana passada, 212 alunos do primeiro ciclo de cursos, voltados ao atendimento de visitantes e à gestão turística, receberam os primeiros certificados concedidos pela unidade paraense, cujas aulas são ministradas por meio de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Em nota, o Ministério do Turismo afirma ter oferecido 14.191 vagas para cursos variados, presenciais e a distância, em 2024. Entre os mais procurados estão os de idiomas, de condutor turístico e receptivo em hotelaria/hospedagem.