Agentes comunitários

by Paulo Moreira

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (10) a  Medida Provisória (MP) 827/2018, que dispõe sobre direitos, competências, capacitação e jornada de trabalho dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias.

***

O texto foi emendado para prever também a instituição do reajuste do piso salarial destas categorias de forma escalonada até 2021.

***

Logo após a votação na Câmara o deputado Alexandre Serfiotis comemorou o resultado e lembrou que quando foi secretário de saúde de Porto Real na  gestão do prefeito Jorge Serfiotis a atuação dos agentes, tanto os comunitários quanto os de combate às endemias sempre foi valiosa na luta pela melhoria da qualidade do atendimento em saúde à população.

***

“A luta pela saúde começa dentro de casa e eles são fundamentais. Não podemos deixar de apoia-los nas suas reivindicações por melhores condições de trabalho e de salários. Votei a favor destes trabalhadores com convicção” , afirmou o parlamentar.

 

Exemplo

Carlos Conrado, que foi voluntário do Centro de Recuperação de Dependentes de Químicos de Volta Redonda, comparou o problema dos dependentes químicos com o da poluição na cidade: “o primeiro passo pra ajudar uma pessoa dependente é convencê-la de que a dependência química é uma doença, que o problema existe de fato. Se a pessoa acha que não tem problema, não precisa de tratamento. Eu tenho visto infelizmente, que esse depósito de escória e tudo que envolve a questão da poluição causada por ele não tem sido reconhecida pelos executivos, pelos empresários do setor, como um problema real”, disse.

 

‘Lenda’

“É como se o depósito de escória e todas as suas consequências, todo o pó preto que é jogado diariamente nos céus da cidade, esse verdadeiro Monstro do Pó Preto fossem uma lenda urbana, uma estória para assustar criancinhas…  Mas que todos nós sabemos que isso é uma ameaça real à saúde da população”, prosseguiu.

 

Obra

Após anos de espera, o vereador Tiago Vieira Martins da Silva, o Tisga (PPS), está comemorando o atendimento de duas indicações: a construção de uma quadra de areia com praça no bairro Jardim Primavera, e a reforma da Capela Mortuária do bairro Alto dos Passos. Autor da indicação da quadra realizada em abril de 2013 e, reiterada em fevereiro de 2017, em seu segundo mandato, Tisga teve seu pedido atendido por completo.

 

Descrição

Além da quadra de areia, em seu entorno, a área está sendo revitalizada com a implantação de uma praça, com bancos e mesas de concreto. No local, também haverá um parque e uma Academia da Terceira Idade. Segundo Tisga, a inauguração será agendada nos próximos dias.

Construída na década de 80, a Capela Mortuária do Alto dos Passos – a única municipal de Resende – está passando pela sua primeira reforma total. Solicitada também por Tisga – por meio de uma indicação feita em fevereiro de 2013 -, a reforma está prestes a ser concluída. Diferente da estrutura onde havia goteiras e até mesmo poças d`água durante os velórios, a Capela já está com o teto reformado para colocar fim às goteiras e as portas e pisos foram trocados.

 

Marco

O vereador afirma que a obra será um marco na história política da cidade, uma vez capela estava abandonada há gerações. “Peço até desculpas aos moradores pelos transtornos causados pela obra, que os obrigou a utilizar outros lugares para os velórios – como o Plenário da Câmara, cedido pelo presidente Roque Cerqueira. No entanto, quando os trabalhos forem concluídos, os resendenses poderão se despedir de seus parentes e amigos de forma mais respeitosa e digna”, ressaltou o parlamentar.

 

Praça

Além da Capela, a Praça Álvaro Soares situada em frente, também foi revitalizada por indicação de Tisga. Nela foram pintados bancos, mesas, sinalização de rampa para deficientes, lixeiras e o canteiro central.

 

Academia

Outra obra solicitada por Tisga e iniciada neste mês é a implantação de uma Academia da Terceira Idade no bairro Nova Alegria. Viabilizadas por uma emenda do então deputado federal Washington Reis (PMDB) – atual prefeito de Duque de Caxias – , as academias do Jardim Primavera e do bairro Nova Alegria foram solicitadas por Tisga em dezembro de 2014.

You may also like

3 comments

Vini Marquez 16 de julho de 2018, 14:42h - 14:42

Chega de poluição! Chega do Monstro do Pó Preto!

Antonio azevedo 14 de julho de 2018, 13:58h - 13:58

Concordo com Carlos Conrado. Tem que reconhecer para resolver essa situação. Nós não aguentamos mais tanta poluição!

CEM Reais para votar, SEM candidatos procupados contigo 14 de julho de 2018, 13:49h - 13:49

Não ganha voto mais. Esteve oTempo todo votando e ao lado do Temer. Só de direitos que tirou dos trabalhadores supera o que está fazendo pelos agentes comunitários.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996