domingo, 19 de maio de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / Angra festeja 516 anos

Angra festeja 516 anos

Matéria publicada em 7 de janeiro de 2018, 22:56 horas

 


mosaico

A festa em comemoração aos 516 anos de Angra dos Reis começou cedo, na sexta (5), como reza a tradição da cidade.

***

Iniciou com a corrida dos Santos Reis, passando pela Sessão Solene da Câmara de Vereadores; apresentação da Banda do Colégio Naval; dos grupos de Folia de Reis Estrela Guia e Luz Divina; corte do bolo; queima de fogos, e hoje, 6, alvorada às 6h, seguida do hasteamento da bandeira na Praça Seis de Janeiro, um café da manhã na Escola Municipal Regina Célia  Monteiro Pereira, também no Morro do Carmo e Missa Festiva na Igreja Matriz.

***

No Iate Clube Aquidabã, dois secretários receberam o Título de Cidadão Angrense, o de Governo e Relações Institucionais, Veníssius Barbosa, proposição do vereador Léo Marmoraria e o Hospitalar, Sebastião Faria de Souza, do vereador Kamu, durante a Sessão Solene Alusiva à data.

***

Enquanto isso, era dada a largada da Praça Zumbi dos Palmares, às 20h30, da 28ª Corrida dos Santos Reis.

***

A chuva deu uma trégua por volta das 22h e a população, aos poucos, foi chegando e tomando a frente da sede do Executivo e a Praça Nilo Peçanha.

 

Mais festa

No sábado, às 6h, os moradores do Centro da Cidade foram acordados com uma alvorada e a banda do Colégio Naval, que se apresentou na Praia da Matriz  e na Praça Seis de Janeiro, o prefeito, acompanhado do seu secretário de Governo, Veníssius Barbosa, já estavam na comunidade para o café da manhã, que é mais uma tradição da comemoração de aniversário da cidade. O Café da manhã foi servido a todos os presentes após o hasteamento das bandeiras de Angra dos Reis, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.  A Missa Festiva ocorrida na Igreja Matriz encerrou a programação.

 

Limite

A Câmara dos Deputados analisa proposta que altera o Código Civil para estabelecer que a pensão alimentícia entre cônjuges deverá ser fixada por prazo certo sempre que o requerente trabalhar ou tiver plenas condições de se inserir no mercado de trabalho, resguardando casos excepcionais.

 

Proporção

O Projeto de Lei foi apresentado pelo deputado Augusto Carvalho (SD-DF). Segundo o autor, ao fixar a pensão alimentícia, é preciso observar a proporção das necessidades de quem pede e os recursos de quem paga: “A fim de não tolerar a perpetuação de injustas situações que pretendam perenizar a assistência, optou-se por traçar limites para que a obrigação de prestar alimentos não seja utilizada ad aeternum em hipóteses que não demandem efetiva necessidade de quem os pleiteia”, diz Carvalho. Segundo ele, esse tem sido o entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 

Exceção

Augusto Carvalho afirma que o STJ tem considerado a obrigação uma exceção à regra, “incidente apenas quando configurada a dependência do outro ou a carência de assistência alheia”.

 

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Nome social

A Câmara dos Deputados analisa proposta que permite o uso de nome social em documento de identidade. Trata-se de um projeto de lei apresentado pelo deputado André Amaral (PMDB-PB). O texto altera a lei que cria a Identificação Civil Nacional (ICN), sancionada pelo presidente Michel Temer em maio do ano passado.

 

Biometria

A ICN utilizará a base de dados biométricos da Justiça Eleitoral e a base de dados do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc): “O objetivo desta proposta é fazer com que o cidadão possa ter em seu documento de identidade o nome como é conhecido socialmente, como corriqueiramente é chamado e conhecido no meio em que vive ou que atua profissionalmente”, explica Amaral. “Muitas pessoas são chamadas pelo apelido mais o nome, pelo nome abreviado, pelo nome mais a atividade a qual está vinculado”, cita.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Angra festeja 516 anos… depois vamos ver os saldos de roubos, furtos, mortes de turistas, tiroteios e outros crimes.

Untitled Document