Apoio à pecuária

by Paulo Moreira

Devido ao potencial da produção leiteira, fator inclusive que permitiu a expansão da principal cooperativa do setor em todo o Médio Paraíba – que leva o nome da cidade -, Barra Mansa está prestes a ter oficialmente a inclusão do circuito leiteiro no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro.
***
Graças a indicação do deputado Marcelo Cabeleireiro, apresentada à mesa diretora da Assembleia Legislativa, os eventos leiteiros da cidade têm tudo para ganhar maior visibilidade.
***
Justificando a indicação, o parlamentar lembrou que várias cidades da região, desde a época do Brasil Imperial, até os áureos tempos do café, também apresentaram destaque na produção leiteira, legado este que permitiu a diversas fazendas de diferentes dimensões, manter uma elevada produtividade.

Incentivo
“O circuito leiteiro de Barra Mansa é uma das formas de incentivo e investimentos no município. Sendo assim, se entrar para o calendário oficial será visto por um número maior de segmentos. Toda a rede envolvida na produção de leite e derivados ganhará com esta oficialização, inclusive o turismo. Trata-se de uma situação que envolve aspectos históricos, culturais e econômicos”, enfatiza o deputado. Há poucos dias Marcelo esteve participando do Torneio Leiteiro de Amparo, um dos que compõem o circuito.

Royalties I
A Comissão Especial em Defesa dos Royalties de Petróleo será instalada nesta quarta-feira (02/10) na Assembleia Legislativa (Alerj). A mobilização da Casa é para que o Estado do Rio e municípios que recebem royalties não sejam prejudicados.

Royalties II
Está marcado para o dia 20 de novembro um julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que poderá resultar na redistribuição dos royalties do petróleo. Confirmada essa alteração, o percentual que cabe a municípios produtores cairia de 26,5% para 4% e o de Participações Especiais (PEs), de 10% para 4%.

Royalties III
“A redistribuição seria trágica para o Estado do Rio, com perda de R$ 70 bilhões em cinco anos. Consequências fiscais e socioeconômicas terríveis para as cidades”, afirma o deputado Dr. Serginho, líder do PSL e autor do pedido de criação da Comissão.
Também integram a comissão os deputados Bruno Dauaire, Filippe Poubel, Delegado Carlos Augusto, Luiz Paulo, Rodrigo Bacellar e Max Lemos.

Salgadeiras
A prefeitura de Pinheiral entregou certificados de conclusão do curso de salgadeira a 75 pessoas que foram beneficiadas com qualificação profissional gratuita. A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do curso para as turmas, compostas por homens e mulheres, foi realizada na tarde de ontem (30), no auditório da Prefeitura de Pinheiral. Os documentos foram entregues pelo prefeito, Ednardo Barbosa, pela vice-prefeita, Sediene Maia dos Santos, e os secretários municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, de Desenvolvimento Econômico, de Educação e de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo.

Conteúdo
O curso contou com módulos sobre microempreendedorismo e higiene, algo que se mostra necessário, em todas as etapas de produção dos alimentos e, também para aquelas pessoas que pretendem abrir seu próprio negócio nas ruas, como em trailers e foodtrucks. “Esse é um momento que a gente realmente tem que buscar alternativas. Já realizamos quatro concursos, conseguimos inaugurar o Posto do Sine de Pinheiral colocando ofertas de trabalho. Sabemos que ainda é insuficiente para a demanda que temos”, disse o Prefeito Ednardo Barbosa.

Parabeniza
Sediene Maia, vice-prefeita de Pinheiral falou sobre a importância do curso para o crescimento do município. “Quero parabenizar a todos que participaram desse curso e também a toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que com muita competência vem conduzindo as ações da secretaria. Atualmente, empreender é a alma do negócio, e empreender com alimentação é melhor ainda porque as pessoas não deixam de comer, o que torna o ramo muito seguro e promissor. Empreender é o caminho. Se não tem emprego formal para todos é preciso que a gente analise qual é nossa vocação e invista em nós mesmos e no empreendedorismo. Pinheiral com certeza tem mercado e espaço para todo mundo”, declarou.

Renda
Patrícia Rivello, secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos falou sobre a importância do curso para a geração de renda. “Acredito que esse curso foi de grande importância na vida de cada um por capacitar e criar uma oportunidade de geração de renda pra essas pessoas. A gente já teve alguns relatos de alguns alunos que já estão fazendo salgados e estão vendendo e tendo lucro com esse trabalho. Essa capacitação também foi muito importante pra desenvolver a autoestima e habilidades diferentes de cada um”, disse a secretária.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996