Aproveitando o sol

by Paulo Moreira

Equipes da secretaria municipal de infraestrutura de Volta Redonda se multiplicaram em quatro dias sem chuvas fortes.
***
Elas realizaram serviços de capina, roçada, retirada de entulho e mato, pinturas de bens patrimoniais, lavagem de ruas e calçadas, raspagem de barro seco, em diversos locais.
***
Isto sem prejudicar os trabalhos já em execução nos bairros, planejados com antecedência.

Bairros
Este trabalho mais intenso da força tarefa foi feito nos últimos quatro dias nos bairros Retiro, Roma I, Vale Verde, Aero Clube, Aterrado, Santa Cruz II, Jardim Ponte Alta, Jardim Belmonte, Brasilândia, São Luiz, Ilha São João, 207, Eucaliptal, Vila Santa Cecília, trechos da BR 393 no município, Rodovia do Contorno, Cailândia, trevo na entrada da cidade, Santa Rita do Zarur, Conjunto Habitacional Vila Rica, Santa Rita do Zarur, Nova Primavera, e Açude. Em alguns bairros, foram várias frentes para serviços diversificados.

Cronograma
O secretário Toninho Oreste, explicou o cronograma de trabalho de limpeza e capina da cidade. “Diariamente estamos indo a varios bairros, com as equipes divididas em pintura externa, retirada de entulho, capina e roçada, limpeza de rios e córregos, retirada de terra, pipas e lavagem. Assim a produtividade é muito maior e estamos chegando mais rápido aos bairros, aproveitando o tempo mais seco”, enfatizou o secretário.

Elogio
O prefeito Samuca Silva, que pediu uma intervenção rápida para aproveitar o tempo mais seco, elogiou o resultado. “A pronta resposta da SMI ajuda a colocar em ordem a recuperação da cidade, retirando os entulhos, a terra trazida por chuvas, deixando as calçadas e vias desimpedidas para melhor acessibilidade de todos”, destacou.

Agradece
O vereador Laydson Cruz comemorou o atendimento, pelo prefeito Samuca Silva, de suas indicações para diversas obras na cidade: “Indicamos a reforma Geral e manutenção de todas as praças existentes nos bairros Vila Rica, Tiradentes e Vista Verde, queremos agradecer ao secretário da pasta Toninho Orestes e ao prefeito Samuca Silva pelo atendimento de nosso pedido, certo que as outras praças também receberão as reformas necessárias, os bairros agradecem. Nossa luta é por uma cidade melhor e não vamos desistir de ver isso acontecer”, disse Laydson.

VR em jogo
Envolver os jovens, de forma lúdica e interativa, na criação do Plano Estratégico Municipal (PEM), que tem como objetivo pensar a cidade para os próximos 20 anos é o objetivo principal do VR em Jogo. Criado pela equipe da Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), o jogo de tabuleiro está sendo aplicado em escolas de ensino médio, públicas e particulares de Volta Redonda, desde o mês de março deste ano.

Estratégia
De acordo com o diretor de Transparência e Controle Social da Seplag, Marcos Vinícius Delgado, a implantação do VR em Jogo é parte da estratégia para a elaboração de um PEM participativo e garantir o envolvimento dos adolescentes. O jogo começou a ser testado em setembro do ano passado, durante a Semana da Juventude. Mas, a partir de março de 2019, os alunos do ensino médio do município começaram a usar maciçamente o VR em Jogo. “Quase mil estudantes já participaram do jogo. São alunos do 2º e 3º anos do ensino médio com idade entre os 16 e 17 anos”, explicou Marcos.

Equipe
A chefe de Gabinete da Seplag, Bárbara Cunha, fez parte da equipe da secretaria que, na manhã desta terça-feira, dia 30, aplicou o jogo no Colégio Municipal Delce Horta, no Aterrado. “Os cerca de 30 alunos se dividiram em cinco grupos para jogar. Como em qualquer jogo de tabuleiro, um representante de cada grupo joga os dados para saber em qual casa vai cair e qual tarefa vai executar”, contou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996