>
terça-feira, 17 de maio de 2022 - 05:00 h

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / Bilhete único

Bilhete único

Matéria publicada em 4 de novembro de 2015, 20:05 horas

 


A deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB) apresentou proposta de emenda à Lei 5628/09, ampliando para região Sul Fluminense e Costa Verde os benefícios do Bilhete Único Intermunicipal.

***

Com projeto de lei apresentado por Ana Paula, assinado em parceria com o deputado Edson Albertassi (PMDB), serão atendidos 43 municípios, como Resende, Barra Mansa, Volta Redonda, Angra dos Reis, Piraí e Valença.

***

“O bilhete único se constitui em um instrumento de inclusão social, e são inegáveis os benefícios que trarão à população, sobretudo os trabalhadores e estudantes. Tenho mantido contato constante com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), e acredito que em breve os moradores poderão contar com este benefício”, comenta a deputada estadual Ana Paula Rechuan.

***

A ampliação do Bilhete Único Intermunicipal já havia sido defendida pela deputada durante o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Sul Fluminense, na Assembleia Legislativa, no mês de setembro, com a presença do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e representantes das empresas automobilísticas e de prefeitos da região do Médio Paraíba.

***

“O Bilhete Único favorece os trabalhadores que se deslocam diariamente entre municípios a um custo alto dos seus salários. Sua inclusão reduz esse custo tanto para empregadores quanto para empregados, o que aumentará também o mercado de trabalho pelo custo baixo com transporte”, ressalta Ana Paula.

 Beneficiados

A proposta defendida pelos deputados levará o Bilhete Único Intermunicipal a atender: Angra dos Reis; Areal; Barra do Piraí; Barra Mansa; Belford Roxo; Comendador Levy Gasparian; Duque de Caxias; Guapimirim; Engenheiro Paulo de Frontin; Itatiaia; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mangaratiba; Maricá; Mendes; Mesquita; Miguel Pereira; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Paraíba do Sul; Paraty; Paty do Alferes; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Queimados; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Rio de Janeiro; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica; Tanguá; Três Rios; Valença; Vassouras; e Volta Redonda.

Matrículas I

A Secretaria de Estado de Educação recebeu, só na primeira semana da pré-matrícula da rede estadual, cerca de 88 mil inscrições (seis mil a mais do que no mesmo período do ano passado). Em 2015, foram registradas 21.334 inscrições de alunos oriundos de escolas particulares durante a primeira fase da matrícula. Esse ano, em apenas uma semana, cerca de 15 mil estudantes se inscreveram.

Matrículas II

Os interessados em ingressar na rede estadual têm até o dia 1º de dezembro para efetuar a matrícula no site www.matriculafacil.rj.gov.br. Na página eletrônica, há informações sobre o processo de inscrição, escolas com vagas disponíveis, idade para se inscrever em cada série ofertada, e como e quando confirmar sua matrícula na escola.

Lista

No dia 23 de dezembro, a Secretaria de Educação divulgará a relação nominal de todos os estudantes alocados. Além disso, será enviado SMS para os candidatos que, no ato na matrícula, cadastraram corretamente o número do celular. No período de 6 a 12 de janeiro, será preciso confirmar a vaga diretamente na escola selecionada. As informações sobre a alocação, bem como datas e horários para apresentação, estarão disponíveis no menu ‘Consulte sua Inscrição’.

Documentos

Na ocasião, será preciso apresentar os seguintes documentos: identidade ou documento que a substitua e CPF (se possuir); histórico escolar ou declaração da última unidade em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola; identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos (original e cópia); laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); comprovante de residência; e comprovante do atestado com tipo sanguíneo e o fator rhesus (fator RH).

Segunda fase

A segunda fase da pré-matrícula acontecerá no período de 19 a 24 de janeiro, sendo os dois primeiros dias (19/01 e 20/01) exclusivos para os candidatos não alocados na primeira fase. Os demais serão destinados aos alunos que não confirmaram matrícula e os novos dos ensinos Fundamental e Médio.

Oportunidades

As oportunidades são para: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (formação de professores em horário integral); módulos I, II, III e IV do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos; 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular; e fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos.

 Renovação

Para quem já é aluno da rede estadual e deseja permanecer na mesma escola, é preciso renovar a matrícula na unidade escolar, diretamente na secretaria da escola, até o dia 20 de novembro.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document