Biometria chegando

by Paulo Moreira

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, disse ontem que todos os eleitores devem estar cadastrados no sistema biométrico – pelas impressões digitais – até 2020.

***

Segundo o ministro, para o pleito do próximo ano, pelo menos 80 milhões de pessoas aptas a votar devem estar registradas pelo novo sistema.

***

Para se recadastrar, os eleitores devem agendar o atendimento na página do TRE.

***

Quem não comparecer à revisão nas cidades onde biometria é obrigatória terá o título cancelado.

***

Nas demais localidades, os cidadãos podem pedir o registro voluntariamente.

***

Segundo Mendes, a identificação pelas impressões digitais vai dar mais segurança a processos como o de coleta de assinatura para criação de partidos ou para projetos de lei de iniciativa popular.

 

Mulher

A Câmara Municipal de Volta Redonda realiza nesta terça-feira, dia 14, a sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.  Serão homenageadas 19 mulheres da sociedade volta-redondense pelos vereadores, em reconhecimento as suas constantes luta pelos direitos da Mulher.

 

Homenagens

A vereadora Rosana Bergone (PRTB) entregará medalhas do Mérito vereadora Glória Roussim Guedes Pinto a duas mulheres relacionadas com a Região da Vila Brasília. Serão homenageadas, a professora e ex-diretora da Escola Rubens Machado, do Verde Vale,  Magaly Correa Nery de Aguiar e a ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Belo Horizonte, Maria Sônia das Chagas Monteiro.

 

Laboratório

A construção de um laboratório de Geodésia e Cadastro Técnico na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, e de um viaduto na Rodovia Presidente Dutra, na altura do Acesso Oeste, em Itatiaia, fez parte de uma reunião realizada recentemente entre o deputado federal Alexandre Serfiotis (PMDB-RJ), a professora Rosane Maciel de Araújo Vargas, doutora em Engenharia Civil e que atua na área de Geodésia e Topografia do Departamento de Engenharia do Instituto de Tecnologia da UFRRJ, e o líder comunitário em Resende, José Luis de Carvalho Vargas.

 

Emenda

Durante o encontro, que aconteceu no gabinete regional do deputado na cidade de Porto Real, Serfiotis falou sobre a emenda que indicou ao Orçamento da União para a construção do laboratório de Geodésia, ciência que determina a forma e as dimensões da superfície terrestre, o seu campo de gravidade externo e respectivas variações temporais. “Venho trabalhando neste propósito desde agosto de 2015. O laboratório será muito útil para diversas áreas do conhecimento humano, especialmente a engenharia”, informou.

 

Viaduto

Sobre a construção do viaduto, Alexandre informou que no dia 21 de fevereiro deste ano participou de audiência com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e o diretor geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Jorge Bastos. Na ocasião, o deputado reforçou os pedidos feitos no ano passado para realização de obras na Rodovia Presidente Dutra, entre elas a construção do viaduto.

 

Vassouras I

Na semana passada, o deputado federal Alexandre Serfiotis (PMDB-RJ) recebeu, em seu gabinete em Brasília, a visita do prefeito de Vassouras, Severino Dias; do vereador Jeovane Lomeu Rodrigo, e do presidente do PRB local, Rodrigo Rodrigues da Fonseca. Após uma rápida reunião, em que foram apresentadas demandas para as mais diversas áreas do município, o deputado acompanhou as autoridades em uma audiência com o ministro da Ciência e Tecnologia e Comunicação, Gilberto Kassab. Na pauta, o projeto Vassouras Cidade Digital, que transforma o município numa referência em inclusão digital.

 

Vassouras II

A agenda de compromissos incluiu outra reunião, desta vez com o ministro do Turismo, Marx Beltrão. O assunto tratado foi a iluminação do Parque Eco-Turístico do Trabalhador. “Ficou acertado que prefeitura fará o encaminhamento da solicitação através do Sistema de Convênios do Ministério do Planejamento (Siconv)”, revelou Alexandre, acrescentando que vai encaminhar dois outros assuntos importantes para o município.

 

Cras

Um deles é o pagamento da última parcela das obras do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o outro é a liberação de recursos para o município através dos “restos a pagar” do Ministério do Esporte. “Todos estes assuntos serão acompanhados bem de perto pelo nosso gabinete  e tenho convicção de que resultarão em ótimas notícias para Vassouras e região”, concluiu.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996