Biometria

by Diário do Vale

Iniciado em 2015, o cadastramento biométrico em Volta Redonda alcançou até o momento 15,7% (34.771) dos 221.551 eleitores.
*
A biometria ainda não é obrigatória para os eleitores do município, mas a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores antecipem sua ida aos cartórios, a fim de evitar filas no futuro.
*
O atendimento deve ser agendado pelo site do TRE-RJ ( www.tre-rj.jus.br/agendamento ) ou por meio do telefone 3436-9000.
*
O procedimento é simples, rápido, e o eleitor já sai do cartório com o título e apto para votar pelo sistema de identificação biométrica. No momento do atendimento, o eleitor deverá ter em mãos documento de identidade oficial, comprovante de residência recente e o título de eleitor (se possuir). A meta do TSE é de que todos os eleitores do país estejam cadastrados até 2022.
*
No estado do Rio de Janeiro, mais de 1,5 milhão de eleitores já fizeram o procedimento (cerca de 12% do total de 12.320.635). Armação dos Búzios, Niterói e São João da Barra já passaram pelo cadastramento biométrico obrigatório dos eleitores.
*
Em outros municípios o procedimento encontra-se em andamento, com diferentes prazos de encerramento: Rio da Ostras (até 19 de dezembro), Queimados (17 de março de 2018), São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes (24 de março de 2018).

Tecnologia
O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou mesmo que utilize um documento falso de identidade para tirar o título, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas.
Quando comparecer ao posto de atendimento, o eleitor fará a coleta da impressão digital, irá tirar fotografia digital e também atualizará os dados cadastrais.
No dia da eleição, ele será identificado em sua seção eleitoral por meio da impressão digital, e o sistema biométrico irá liberar a urna eletrônica para votação.

Vale-alimentação
A Prefeitura de Itatiaia publicou esta semana o decreto n°2951/17 que reajusta em 6,58% o valor do cartão Vale-Alimentação dos servidores públicos.
Com o reajuste o valor do beneficio que era de R$217,23 passou para R$231,52 a partir de 01 de dezembro de 2017.
O cartão, um dos maiores da região das Agulhas Negras, tem recarga sempre no dia 15 de cada mês e dá aos trabalhadores celetistas e estatutários da ativa o direito de gastar em alimentação nos estabelecimentos credenciados.
De acordo com o setor de Recursos Humanos da prefeitura atualmente 1999 servidores municipais recebem o benefício que hoje é disponibilizado por meio do cartão da empresa Verocheque.

Plano Diretor
A secretaria de Governo e Relações Institucionais, Secretaria Estratégica de Desenvolvimento Urbano e Secretaria Executiva de Meio Ambiente, está promovendo hoje, 13, o Seminário para Instalação do Plano Diretor.
O encontro acontece no CEA (Centro de Estudos Ambientais) em dois períodos: de manhã e a tarde.
Palestras e debates vão servir para dar o contexto histórico do Plano Diretor do município.
Secretários, assessores e outros colaboradores da prefeitura estiveram presentes no auditório do CEA, mas o Seminário é aberto ao público que queira conhecer o contexto histórico em que Angra dos Reis está situada: a construção do estaleiro, processos de urbanização, etc. Através do Plano Diretor são definidas as estratégias para ocupação do município, visando proporcionar sustentabilidade e melhores condições de vida à população.

Aliás
Angra dos Reis é uma das 10 cidades brasileiras com maior risco de desastres, ambiental ou químico, por isso a revisão do Plano é de extrema importância para o desenvolvimento do município. Esta é apenas a primeira etapa para a instalação do Plano Diretor, os próximos passos envolvem a capacitação de equipes e execução do projeto.

Bolsa Família
Beneficiários de Volta Redonda do programa do Governo Federal Bolsa Família devem comparecer à unidade de saúde mais próxima de casa, até o dia 31 de dezembro deste ano, para realizar o acompanhamento de saúde.
O público-alvo é formado por crianças de até sete anos, gestantes e mulheres de 14 a 44 anos.
Os beneficiários devem apresentar documento de identidade, cartão de vacinação das crianças, cartão do Bolsa Família ou Cartão Cidadão, e, no caso de gestantes, o cartão pré-natal atualizado.
As ações de acompanhamento na saúde, ofertadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) – pesagem, vacinação da criança e consultas de pré-natal, fazem parte das condicionalidades do Programa Bolsa Família.

You may also like

1 comment

Roberto 17 de dezembro de 2017, 21:26h - 21:26

Tendo que comprovar o endereço, automaticamente deve cair o número de ausentes em eleição conforme for completando esse cadastramento.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996