segunda-feira, 16 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / Boa notícia

Boa notícia

Matéria publicada em 3 de setembro de 2019, 18:03 horas

 


O deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB) deu uma boa notícia ao prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa.
***
Ele informou que a cidade vai receber uma empresa de beneficiamento de aço, a Dox do Brasil.
***
O prefeito, que foi visitar o gabinete regional de Tutuca, saiu satisfeito com a informação, mas deve ter se aborrecido logo depois.
***
Ele estava indo para o Rio, e deve ter passado algum tempo preso na lentidão na descida da Serra das Araras.

Nuclear
O governo brasileiro deve anunciar no final do ano um plano ousado de ampliação do parque nuclear do país em parceria com a iniciativa privada como forma de viabilizar a conclusão da Usina Angra 3 e garantir a oferta firme de energia a partir do Sudeste e do Nordeste, onde novas usinas serão instaladas. Por falar em usina nuclear, a primeira usina nuclear flutuante, iniciou sua primeira viagem na semana passada até o Ártico.

Previsão
O governo federal deve leiloar 49% dos ativos de Angra 3 para aconclusão das obras, com o objetivo de ampliar o parque nuclear no território nacional, que pode gerar mais oito usinas pelo país, nas regiões Sudeste e Nordeste.

De olho
Os interessados: Rosatom (Rússia); China National Nuclear Corporation (China) e EDF (França) e Westinghouse (EUA)

Critério
Vencerá o grupo que tiver maior capacidade de financiamento para arcar com as obras bilionárias. Sendo os chineses os mais interessados e levam vantagens por terem elevada capacidade de financiamento.

Visita
Na recente visita à China feita pelo Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, os chineses reafirmaram o interesse não só em Angra 3 como nas demais usinas que devem ser construídas até 2050.

Urânio
Os Chineses se mostraram interessados também na exploração e enriquecimento de urânio, pelo fato do Brasil possuir a 6 maior reserva do mundo e explorado apenas um terço de suas jazidas.

Custo
Só para a conclusão das obras de Angra 3, é necessário um valor avaliado em cerca de US$ 3,8 bilhões, com expectativa para entrar em operação até em 2026. Todos os gastos ficarão sob responsabilidade da companhia privada que vencer o leilão e terá participação de 49% da usina. Os 51% restantes ficarão sob controle da União.

Combinação
De acordo com informações, o governo estuda ainda a possibilidade de realizar algo chamado de “combinação de usinas”, que é ceder mais uma usina para quem for o comprador de Angra 3.

Parque
Atualmente, o Brasil possui duas usinas em operação (Angra 1 e 2), que representam 1,1% da geração de energia no país.

Mauá
Situado a cerca de 36 km do Centro de Resende, o distrito de Visconde de Mauá pode passar a contar com um veículo para o Programa de Saúde da Família (PSF). O pedido foi feito pelo vereador Reginaldo Engenheiro Passos (PSB) por meio de uma indicação à Prefeitura aprovada nos últimos dias pela Câmara Municipal.

Objetivo
O intuito, de acordo com o parlamentar, é atender às necessidades dos idosos, dos acamados, das pessoas com dificuldade de locomoção e dos moradores de locais mais distantes, além de transportar idosos e gestantes que necessitam passar com consultas médicas em Resende. “O carro também será extremamente útil para levar fisioterapeutas e enfermeiros até os pacientes que moram na área rural”, aponta Reginaldo.

Indicação
Outra indicação recente feita pelo parlamentar solicita a troca da cobertura e a reforma dos aparelhos de ginástica da Academia da Terceira Idade de Visconde de Mauá. “Estamos falando de um espaço muito importante para a saúde física e mental da população, que estimula a prática de exercícios e o convívio social. No entanto, está sem cobertura, deixando os aparelhos expostos à ação do tempo e prejudicando seu funcionamento”, argumenta o vereador.

Melhorias
Para Reginaldo, as melhorias reivindicadas para a Academia da Terceira Idade do distrito vão contribuir de forma significativa para o bem-estar dos moradores, além de serem uma demonstração de zelo pelo patrimônio público. Ambas as indicações do vereador foram aprovadas por unanimidade pela Câmara e tiveram cópias enviadas ao governo municipal para estudos de viabilidade.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document