Boca no trombone

by Paulo Moreira

Dezenas de entidades representativas de setores da sociedade voltarredondense assinaram uma carta aberta que questiona as motivações da CSN para as demissões que vêm sendo discutidas como parte das estratégias da empresa para enfrentar a crise econômica.

***

A carta afirma que essas entidades não aceitarão demissões nem cortes nos direitos dos trabalhadores da siderúrgica.

***

No dia 14, os signatários da carta farão uma manifestação na praça Juarez Antunes contra os cortes de pessoal.

 

Sem som

Um problema com o carro de som do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense acabou provocando atraso no início do ato público de protesto contra as demissões. Os militantes passaram algum tempo panfletando e o ato propriamente dito só começou cerca de quarenta e cinco minutos depois do horário marcado.

 

Tiros na praça

O tiroteio que causou a morte de dois jovens e deixou outros dois feridos na praça em frente ao ginásio poliesportivo Amaro Inácio, no bairro Retiro, no último domingo (3) fez com que representantes do movimento Resgate da Paz, pastorais e lideranças sociais e entidades de classe marcassem uma reunião com o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PMDB), para tratar de assuntos relativos aos índices de violência em Volta Redonda e apontar ações de superação dessa realidade. O tiroteio aconteceu durante um evento clandestino, que não tinha aprovação das autoridades.

 

Carro novo

O prefeito de Quatis, Bruno de Souza (PMDB). foi ao Rio de Janeiro nesta semana para receber um carro da Secretaria Estadual de Saúde, para combate ao mosquito da dengue, chicungunya e zika. O carro será entregue aos agentes de saúde na próxima quarta-feira, dia 13, e auxiliará na campanha de prevenção que a prefeitura já vinha realizando na cidade desde o ano passado.

 

Campanha

Em 2016, com a chegada do veículo, a prefeitura implantará a campanha “10 minutos contra a dengue”, do governo do estado. As ações percorrerão por todos os bairros da cidade. Além de vistoriar os locais, os profissionais vão apresentar a proposta do programa, no qual os moradores serão sensibilizados a utilizar 10 minutos ao longo da semana para checar a existência de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue, nos quintais, caixa d’água ou vasos de planta, por exemplo.

 

Saúde I

Membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis – Sinspmar e servidores participaram de duas reuniões com o presidente da Fusar, Rodrigo Oliveira, nesta quinta e sexta,(7 e 8 de janeiro), na sede da Fusar.

 

Saúde II

Os eventos serviram para discutir a ação do governo quanto à paralisação dos serviços da Policlínica, no Centro, com a relocação dos funcionários e dos atendimentos inicialmente para a Santa Casa, a partir das 18h de segunda-feira, 11 de janeiro.

 

Saúde III

Mais de 60 pessoas participaram das reuniões. O grupo era composto majoritariamente por servidores da área de saúde que trabalham na Policlínica, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos em laboratório.

 

Saúde IV

Na primeira reunião, o presidente da Fusar declarou que o encerramento dos atendimentos na Policlínica acontece principalmente por conta de economia.

 

Saúde V

A proposta do governo municipal é de realocar os profissionais de saúde na Santa Casa e, mais para frente, no SPA Centro. Se a questão da mudança de endereço já era considerada como polêmica por muitos profissionais da área, a diretriz de diminuir o número de médicos plantonistas para dois, divulgada por Rodrigo, foi vista como caótica pela maioria dos presentes, e muitos médicos declararam que seria impossível trabalhar dessa forma.

 

Saúde VI

Ao ouvir as críticas e sugestões dos servidores da Policlínica, o presidente da Fusar decidiu levar as considerações ao governo, marcando uma nova reunião para a sexta (8), na intenção de levar as reivindicações dos servidores que trabalham na Policlínica à prefeitura.

 

Realocação

Na manhã sexta-feira, a reunião entre os servidores, o presidente da Fusar e os diretores do Sinspmar foi iniciada às 11h30. A conversa foi rápida. Rodrigo Oliveira afirmou que conseguiu convencer o governo quanto à necessidade de manter mais um médico no plantão da Santa Casa, numa equipe que será formada por um total de três. A área de enfermagem será composta de oito profissionais, e aqueles que trabalham no serviço de laboratório também serão mantidos.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996