Bola e novela

by Paulo Moreira

O ex-craque do Fluminense e deputado federal Deley de Oliveira (PTB) concedeu entrevista na tarde de sábado na Rádio Globo.

***

Ele lamentou a situação do Fluminense e afirmou que é preciso adotar medidas urgentes para minimizar a fase ruim pelo qual o time passa.

***

Detalhe: anteontem o Flu teve sua primeira vitória no returno do Campeonato Brasileiro, diante do Goiás. Venceu por 2 a 0.

 

Política

Mas a política também acabou surgindo na pauta:

O ex-árbitro José Roberto Wright entrou no ar e elogiou a atuação de Deley em Brasília.

– É o melhor deputado federal que nós temos – disse. E completou: “Ótimo jogador também, é claro. Sempre foi um craque”.

 

Novela

Ainda fervilhando, o final de Verdades Secretas também veio à tona.

– Foi inesperado – afirmou um dos ouvintes que participava do programa.

Já Deley finalizou elogiando a atuação dos atores.

 

Na tribuna

Nesta segunda-feira (28), a vereadora América Tereza vai usar a tribuna da Câmara Municipal de Volta Redonda, e deve falar sobre sua indicação pela direção estadual do PMDB para disputar a prefeitura no ano que vem.

 

Mais gente

Tereza não é a única vereadora cogitada para a disputa majoritária em 2016. Os vereadores Washington Granato (atualmente no PTB, mas com chances de mudar de legenda) e Paulo Baltazar (PRB) também têm sido citados entre os possíveis postulantes à Prefeitura de Volta Redonda.

 

Possibilidades

Ainda é cedo para palpites mais precisos, mas, pelo andar da carruagem, parece que as oito a dez candidaturas previstas pelo prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) podem se concretizar. Isso acontecerá se o grupo que apoiou o prefeito em seu governo sair com vários nomes para a disputa.

 

Palpites

Além da vereadora América Tereza, esse grupo pode incluir Granato e o deputado estadual Nelson Gonçalves (PSD). Do “círculo mais próximo” de Neto, podem sair candidatos o deputado federal Deley de Oliveira (PTB) e o diretor do Hospital São João Batista, Sebastião Faria.

 

Oposição

Entre os adversários políticos de Neto, Paulo Baltazar (PRB), o ex-deputado federal Jorge de Oliveira, o Zoinho (PR), o professor universitário Alexandre Habibe (PC do B) e os empresários Geraldinho do Gelo (PSDB) Rogério Loureiro e Mauro Campos são nomes que podem entrar na disputa.

 

Números

Apenas nesse rápido levantamento, surgem onze possíveis nomes. Mesmo que três não se confirmem, Neto ainda estaria acertando.

 

Outra previsão

Já o presidente do PR de Volta Redonda, Antônio Cardoso, acredita que boa parte dessas pré-candidaturas vai ficar pelo caminho. Ele afirma que a cidade não comporta tantas candidaturas e que o processo de alianças deve reduzir o número de postulantes à prefeitura para cinco ou seis.

 

Mudança

Uma das medidas aprovadas na reforma eleitoral e que devem ser sancionadas pela presidente Dilma Rousseff (PT) é a redução do período de campanha eleitoral para 45 dias.

 

Problema

Um observador do cenário político local disse que, numa eleição com tantos candidatos quanto parece que vai ser a do ano que vem em Volta Redonda, um período de campanha curto pode deixar o eleitor confuso, sem tempo para tomar uma decisão mais pensada.

 

Janela

Pela legislação vigente, os candidatos têm até a próxima sexta para se filiarem ao partido pelo qual disputarão as eleições municipais. Mas a reforma política prevê a redução desse período para seis meses e ainda cria uma “janela de transferências” nos últimos trinta dias do prazo, quando parlamentares poderiam trocar de partido sem correrem o risco de perda de mandato.

 

Esperança

Tem muitos vereadores e deputados torcendo para que isso se concretize. Os deputados, para poderem buscar legendas que lhes deem melhores condições de disputar prefeituras. A maioria dos vereadores, para poderem selecionar legendas que lhes deem mais chances de reeleição.

 

Complicado

Para candidatos a cargos legislativos, escolher uma legenda inclui uma estimativa de quantos votos ele pode conseguir, comparada à votação esperada para os companheiros de legenda e ao total de votos a ser obtido. Esse total vai definir quantos candidatos o partido ou coligação deve eleger. Se o pré-candidato acreditar que vai ficar, por exemplo, em segundo numa coligação que “fará” três parlamentares, estará no lugar certo.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996