Brincando no esporte

by Paulo Moreira

Cerca de 300 crianças e adolescentes da Região da Vila Brasília, com idades entre 6 e 17 anos, estão participando do Projeto Esportivo “Brincando com Esporte”, do Ministério do Esporte, realizado em Volta Redonda pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  
***
As atividades acontecem em espaços públicos da comunidade como campos de futebol, quadras esportivas, praças de lazer e nas escolas municipais Rubens Machado e Othon Reis Fernandes, localizadas no bairro Verde Vale.  
***
O projeto foi trazido para a cidade pela vereadora Rosana Bergone (PRTB).

Atraso
“O projeto deveria ter acontecido em janeiro, mas houve um pequeno atraso e a realização ficou para este mês de fevereiro. Porém, tudo está dando certo. A garotada e os pais estão adorando”, afirmou a vereadora,  ressaltando que é a primeira vez que aquela região recebe um projeto tão importante como esse.  “São atividades variadas para preencher os horários livres das crianças de forma prazerosa e ao mesmo tempo construtiva. Temos 24 profissionais envolvidos no esporte, lazer e diversão para crianças e jovens”, disse a vereadora.

Atividades
Os participantes se divertem em 14 modalidades oferecidas com atividades lúdicas, esportivas, artísticas, culturais, sociais e turísticas. A garotada pratica voleibol, basquetebol, handebol, futsal, ginástica, dança, brincadeira de pular cordas, jogos de dominó, jogo de taco, jogo de frescobol, jogos de peteca, tênis de mesa, queimada, e ainda tem diversas atividades pedagógicas. O projeto acontece em dois turnos, pela manhã e à tarde, e todos os participantes recebem lanches todos os dias.  Com frequência dos alunos controlada, as atividades tiveram início na terça-feira, dia 14 e segue até dia 04 de março, e não haverá interrupção nem mesmo durante o Carnaval.

Emprego
A monitora do projeto, Carine de Oliveira, estava sem emprego e viu no projeto uma oportunidade para voltar ao mercado de trabalho. “Sou formada em Educação Física, já trabalhei no projeto da Rio 2016 e na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e estava sem emprego”, citou a professora, demonstrando experiência em projetos sociais.  “Veja que estas comunidades têm necessidade de uma ocupação. O projeto evita que crianças fiquem nas ruas e aprendam coisas erradas”, disse Carine.  Já a instrutora Gisele Santos coordena um grupo de 50 crianças e é orientadora em várias modalidades.

Só o começo
Um dos coordenadores do projeto, Laiam da Silva, afirmou que este projeto é o primeiro de muitos outros que serão implantados, através da Universidade, em Volta Redonda.

Agradece
Rosana Bergone aproveitou para agradecer ao Ministério do Esporte e a UFF, por garantir a realização de um projeto tão significante para a comunidade da Vila Brasília.

Saúde
O deputado federal Alexandre Serfiotis (PMDB) voltou a defender mais investimentos na área da saúde pública. Segundo ele, a crise financeira pela qual passa o estado do Rio de Janeiro tem prejudicado a prestação de um serviço de qualidade à população. “Investir na saúde é investir na vida. Por isso, aplicar recursos financeiros na área da saúde pública significa melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs. Investimento que passam por ações de prevenção e de tratamento”, explicou.

Verbas
Alexandre lembrou que, recentemente, o Governo Federal anunciou a liberação de R$395,4 milhões para serviços de saúde no estado. As informações foram prestadas pelo ministro de Saúde, Ricardo Barros, durante encontro com prefeitos e gestores de saúde na sede do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), no dia 30 de janeiro.

Emendas
“São recursos provenientes de emendas de parlamentares fluminenses apresentadas ao Orçamento da União e de investimentos do próprio Governo Federal, que serão destinados para custear 160 serviços e leitos espalhados por 37 municípios do estado e representam uma contrapartida federal para habilitação ou qualificação no âmbito do SUS. Um dinheiro muito bem-vindo, no entanto, é preciso mais para suprir a demanda que existe”, informou o deputado, revelando que vem intensificando ações junto ao próprio Ministério da Saúde para sejam liberados mais recursos.

Contato
“Tenho mantido contato permanente com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que tem olhado com muito carinho para o nosso estado, neste momento de crise financeira, e procurado atender as necessidades apresentadas. Estou confiante de conseguir mais recursos, principalmente por meio de emendas ao Orçamento da União”, declarou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996