domingo, 23 de janeiro de 2022 - 05:44 h

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / Cancelando a cancela

Cancelando a cancela

Matéria publicada em 17 de novembro de 2015, 21:50 horas

 


A Casa de Caridade Santa Rita de Cássia – Santa Casa de Barra do Piraí, instalou cancela no acesso ao hospital pela Rua Major Ferraz, iniciando cobrança de estacionamento para veículos.

***

A prefeitura, que alugou o anexo ao hospital foi alugado pela Secretaria Municipal de Saúde para abrigar o Polo de Emergência de Barra do Piraí, entrou em contato com os diretores da Santa Casa e recomendou que a cancela fique instalada na entrada do estacionamento, ou seja, ao lado direito, após a entrada para o Polo de Emergência da Prefeitura de Barra do Piraí.

***

A recomendação prontamente aceita pela diretoria da Santa Casa, que já está providenciando a modificação na localização da cancela para o estacionamento

 

Consciência negra

O Dia Nacional da Consciência Negra, na próxima sexta-feira, (20) de Novembro será comemorado pela secretaria municipal de Cultura em Volta Redonda com várias atividades no Memorial Zumbi dos Palmares, Vila Santa Cecília. Segundo informou a secretária de Cultura, Rosane Mendonça, o Memorial terá uma exposição de fotografias da cultura negra e artesanato durante o dia inteiro. A noite, a partir das 18 horas até 23 horas, shows com dança afro e dança do jongo. A entrada é franca.

 

Exposição

O coordenador do Memorial Zumbi, Sergio Gabriel dos Anjos, o Brí, explicou que a exposição com o tema “Povos de Quilombos” terá cerca de 25 fotos de dois grupos de Quilombos da região, Quilombo de Santana de Quatis e de São José de Valença. Na programação noturna, grupos com cerca de 50 pessoas apresentarão dança afro, roda de rima, roda de Jongo. De acordo com ele, a data serve de reflexão sobre a importância da cultura e da história do negro na formação da população brasileira.

 

Oportunidades

Brí ressalva que as oportunidades para a população negra devem ser em todos os setores da sociedade brasileira, no emprego, na educação, na política, principalmente focando os jovens que estão se preparando para chegar ao mercado, em busca de melhor qualificação profissional e melhores condições de vida. O coordenador considera importante que as informações cheguem mais rápida aos jovens no dia a dia, para que possam fazer escolhas certas, conquistar o espaço que almejam na nossa sociedade, perseguir os seus objetivos com uma base sólida nesta política de direitos e igualdade racial.

 

O feriado

O feriado estadual de 20 de novembro foi instituído no estado do Rio de Janeiro pela então governadora Benedita da Silva, que sancionou a Lei 4007 de 11 de novembro de 2002. O projeto de lei foi de autoria da deputada Cida Diogo, aprovado pela Assembleia Legislativa. No país, a data virou feriado nacional pela Lei 12.519 de 10/11/2011 sancionada pela presidente Dilma Rousseff, que aprovou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695, aos 40 anos de idade, vítima de emboscada, mas o seu exemplo de luta pela igualdade ficou como herança para as novas gerações do país.

 

Refúgios

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai realizar quatro consultas públicas, nesta quarta e quinta-feira (18 e 19), sobre a criação do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Estadual do Médio Paraíba. As consultas serão realizadas em Valença, Três Rios, Resende e Volta Redonda, que estão entre os 13 municípios beneficiados com a nova unidade de conservação.

 

Consultas I

A primeira consulta acontece no dia 18, às 10h, em Valença, na Fundação Cultural Léa Pentagna (Rua Zito Pentagna, 213 – Benfica). No mesmo dia, às 17h, será a vez da reunião em Três Rios, na Escola Municipal Américo Silva (Avenida Alberto Lavinas – Centro).

 

Consultas II

No dia 19, às 10h, a consulta vai ser realizada em Resende, na Avenida Coronel Professor Antonio Esteves, 1 – Campo de Aviação e, às 17h, em Volta Redonda, no Colégio Anglo-Americano (Rua Dionéia de Andrade Faria, 209 – Aterrado).

 

Objetivo I

O Refúgio de Vida Silvestre é uma unidade de conservação de proteção integral. Seu objetivo é a proteção de ambientes naturais nos quais sejam asseguradas as condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.

 

Objetivo II

Além da proteção das espécies ameaçadas da região do Médio Paraíba do Sul e a manutenção dos recursos hídricos, a criação do RVS tem como objetivos a restauração ecológica e a gestão do uso e ocupação do solo na unidade de conservação e seu entorno. Ao aliar a conservação da biodiversidade ao desenvolvimento sustentável da região, o refúgio também trará como benefícios o incremento de atividades de turismo, lazer, cultura e educação ambiental.

 

Abrangência

A unidade vai abranger áreas dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Rio das Flores, Paraíba do Sul e Três Rios.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document