Cidade conectada

by Paulo Moreira

Resende é uma das cidades mais inteligentes do Brasil. Quem atesta é o ranking Connected Smart Cities, divulgado em evento homônimo no Rio de Janeiro no último dia 8 e feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, com base em 73 indicadores desenvolvidos pela empresa de consultoria Urban Systems e pela USP Cidades. O município, que conquistou o 49º lugar, é o único representante do sul do estado na lista.

***

Foram avaliados os setores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, governança, economia, tecnologia e inovação, levando em consideração o equilíbrio da sustentabilidade apoiada no crescimento econômico, permitindo assim o desenvolvimento das áreas ambientais e sociais.

***

“Ficamos muito felizes com esse resultado, mas sabemos que muito ainda precisa ser feito. Desde 2009 estamos trabalhando para fazer Resende crescer e evoluir em todos os aspectos. Na última semana, por exemplo, recebemos a notícia de que nosso Portal da Transparência recebeu mais uma nota 10, desta vez do Ministério Público Federal. Parabéns a todos os resendenses por mais essas conquistas”, disse o prefeito José Rechuan.

 

Ranking
São Paulo ficou em 1º lugar com 35,714 pontos. Atrás vieram Rio de Janeiro, com 34,963, Curitiba, que ficou com 34,884, Brasília, que marcou 33,844, e Belo Horizonte, com 33,187 pontos, respectivamente. Resende recebeu 27,197 pontos na avaliação.

Visita
O Sindvestsul – Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sul do Estado – levará uma caravana com 15 empresários dos municípios da região para visitar o Rio Moda Rio, nova plataforma da indústria de moda do Estado, que acontece até sábado no Píer Mauá, no Rio. O movimento que tem como principal parceiro o Sistema Firjan vai receber marcas famosas para apresentarem suas coleções e fazer negócios. A Maria Fia Bijoux, instalada em Barra do Piraí, também marca presença na feira apresentando uma coleção inspirada nas raízes africanas e nas belezas naturais de Trancoso, na Bahia.

Reivindicações
Uma comitiva da OAB de Barra Mansa se reuniu, na tarde de segunda (13), com a juíza titular do JEC (Juizado Especial Cível), Drª Denise Ferrari, com juízes leigos e funcionários do cartório.  O objetivo do encontro foi reivindicar algumas melhorias do Juizado a fim de melhorar e agilizar o trabalho dos advogados, e consequentemente, dos funcionários do Fórum.

Problemas
O presidente da OAB, o advogado Noé Garcêz, pontuou algumas questões levantadas pelos advogados do município, como frequentes atrasos nas audiências, atraso na leitura de sentença, valores de condenações irrisórios, prioridade na expedição de mandados entre outras questões, o que foi prontamente atendida pela juíza Denise. “Já conseguimos resolver os problemas de atraso de audiência e de leitura de sentença. Se por acaso acontecer, é por algum motivo especial, mas isso não é frequente. As outras questões levantadas nós vamos conversar internamente para conseguirmos chegar a um consenso, inclusive elaborando condutas padrão. Estamos aptos a ajudar”, frisou a juíza.

Diálogo
Garcêz lembrou que sua gestão é pautada no diálogo e que o objetivo da reunião é chegar ao bem comum. “Recebemos algumas reclamações de alguns advogados e este encontro serviu para resolvermos estes problemas. Nosso objetivo é buscar soluções para problemas pontuais. Aproveito a oportunidade para reconhecer o trabalho que vem sendo realizado por este Juizado, que vem batendo seus números e suas metas”, finalizou.

Revogação comemorada
O deputado federal Alexandre Serfiotis (PMDB-RJ) comemorou a revogação, pelo Ministério da Saúde, das portarias que ampliavam as possibilidades de composição das equipes de atenção básica ao permitir a contratação de técnicos de enfermagem para a realização dos trabalhos realizados pelos agentes comunitários de saúde (ACS).

Emprego garantido
Segundo Serfiotis, a revogação representa a garantia do emprego de milhares de agentes espalhados por todo o país e uma grande conquista da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), que questionava a alteração por considerar serem trabalhos distintos.

Grupo de trabalho
Também foi anunciada a criação de um grupo de trabalho para analisar a reformulação da política de atenção básica e discutir outros assuntos. O grupo de trabalho terá a participação de gestores municipais e estaduais, do governo federal e de agentes comunitários de saúde. O anúncio foi feito pelo ministro Ricardo Barros aos próprios agentes comunitários de saúde e aos deputados federais que fazem parte da Comissão de Seguridade Social e Família.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996