quinta-feira, 21 de outubro de 2021 - 10:49 h

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / Coleta seletiva

Coleta seletiva

Matéria publicada em 19 de julho de 2021, 19:22 horas

 


A partir desta segunda  (19), os moradores de Angra dos Reis passaram a contar com três novos serviços prestados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade/Secretaria Executiva de Serviço Público, por meio da Angra Meio Ambiente (antiga Vital).

***

Eles vão deixar a cidade mais limpa e também ajudarão na preservação do meio ambiente.

***

O primeiro é a coleta seletiva de porta em porta.

***

Se antes as pessoas tinham que levar o lixo selecionado até pontos fixos de recolhimento, agora ficou mais fácil.

***

Seguindo um roteiro, um caminhão baú adesivado vai circular semanalmente pelos bairros, buscando os resíduos que não foram descartados na coleta normal.

***

Para evitar confusões, o dia da coleta seletiva vai ser diferente do recolhimento de lixo normal.

***

Esse material será levado para um centro de triagem particular (posteriormente será criada uma cooperativa) no bairro de Santa Rita e lá será feita a triagem.

 

Objetivo

A coleta seletiva porta a porta vai facilitar e incentivar os cidadãos a aderirem à separação do lixo, aumentando a quantidade de resíduos encaminhados à reciclagem e contribuindo com o meio ambiente – afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Tiago Scatulino.

 

Triturador

Outra novidade é o triturador de galhos. Um equipamento acoplado a um caminhão basculante vai recolher galhos de árvores jogados em calçadas e vai triturá-los na hora. O material será descartado na UPR verde, posteriormente.

 

Explica

– Com o triturador de galhos a coleta de resíduos de poda e capina será otimizada e esses resíduos serão integralmente aproveitados para compostagem, com a geração de adubo para utilização nas próprias praças e jardins da cidade – explicou o secretário.

 

Móveis

Agora também vai ficar mais fácil jogar fora móveis velhos e eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos quebrados. Um caminhão vai circular pelos bairros, obedecendo a um roteiro pré-estabelecido, recolhendo esses materiais e levando-os para o aterro sanitário do Ariró. É a chamada coleta de volumosos, mais um serviço que entrou em funcionamento nesta segunda-feira.

 

Volumosos

– A coleta de resíduos volumosos vai retirar das ruas resíduos que podem gerar acúmulo de água e proliferação de vetores, além de garantir a melhoria do aspecto visual desses pontos de descarte – destacou o secretário.

 

Roteiros

Esses três serviços que começaram a ser oferecidos fazem parte da modernização que o município tem feito dos sistemas de coleta de lixo e da coleta seletiva.

 

Retomada

Com o intuito de contribuir para a retomada das atividades econômicas, o vereador Professor Wilson (PL) propôs à Prefeitura que providencie a instalação de iluminação festiva na área comercial de Resende no final do ano. O investimento poderia ser feito por meio de uma parceria público-privada, segundo o parlamentar.

 

Ajuda

“Até o final do ano, uma grande parcela da população já terá sido imunizada contra a Covid-19 e será importante incentivar o retorno das atividades econômicas. A iluminação vai ajudar a difundir o espírito natalino e a fomentar o comércio”, argumenta o parlamentar.

 

Centro

Em outra indicação recente, Professor Wilson sugere à Prefeitura a criação do Centro de Apoio ao Artesão, de forma a fomentar a produção, a venda, a divulgação a valorização desse tipo de produto. “Além de ser uma manifestação cultural importante, o artesanato pode ser uma ferramenta de geração de renda, permitindo que muitas pessoas conquistem a independência financeira, daí a importância de se estimular essa atividade”, destaca.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document