Concursados

by Paulo Moreira

Um levantamento da Secretaria Municipal de Administração, datado do final de setembro deste ano, mostra que a Prefeitura de Quatis já admitiu 564 trabalhadores aprovados no concurso público realizado em outubro de 2015, durante o primeiro mandato do prefeito Bruno de Souza – MDB (2013-2016).
***
Esse número corresponde aos funcionários que foram convocados, admitidos e se encontram lotados atualmente nas repartições municipais.
***
Ao todo, mais de 900 aprovados no mesmo concurso foram chamados até agora, mas posteriormente muitos conseguiram outras ocupações em outros lugares, pediram demissão ou não se classificaram em etapas seguintes à aprovação da prova teórica, entre outros motivos.
***
Segundo o mesmo levantamento, dos atuais 959 funcionários públicos municipais, 799 são servidores efetivos, ou seja, 83,32 por cento do quadro funcional da prefeitura, contra apenas 16,68 por cento de trabalhadores ocupantes de cargos em comissão (160 cargos de confiança).

Valorização
Para o prefeito Bruno de Souza, “o fato de a imensa maioria dos servidores municipais ser formada por profissionais estáveis se constitui numa comprovação incontestável de que a valorização do funcionalismo está entre as prioridades do atual governo da cidade”.

A mais
Ele destaca também que o concurso público promovido há quatro anos pela prefeitura admitiu mais 248 trabalhadores além do número de vagas abertas inicialmente: 316. Os novos dados a respeito do funcionalismo público estão sendo divulgados nesta segunda-feira, 21, a uma semana do Dia do Servidor Público (28 de outubro).

Lotação
A quantidade maior de servidores concursados admitidos acima do número inicial tem sido possível graças às alterações no lotaciograma (quadro disponível de vagas disponibilizadas em concurso). Essas mudanças precisam de autorização legislativa para entrar em vigor.

Educação
Na área de Educação, por exemplo, a prefeitura abriu mais de 90 vagas depois que o quadro de vagas para o setor foi ampliado por meio de uma lei de autoria do próprio prefeito, mas aprovada pelos vereadores.

Desligamento
Além disso, como muitos funcionários aprovados pediram desligamento antes dos três correspondentes ao tempo do estágio probatório (três anos), a prefeitura precisou chamar os classificados em seguida na relação de aprovados.

Relatório
“Com base neste relatório da Secretaria de Administração da Prefeitura de Quatis, constatamos que de cada dez trabalhadores listados na folha de pagamento, pelo menos oito são servidores de carreira. Outro resultado positivo que podemos extrair deste levantamento é a certeza de que uma quantidade significativa de trabalhadores teve acesso ao mercado de trabalho, num momento em que o Brasil ainda enfrenta uma grave crise de desemprego”, opina o prefeito.

Quadro
De acordo com o secretário municipal de Administração, Carlos Magno Canil Ramos, dos 564 servidores efetivos admitidos através do concurso ocorrido há quatro anos, grande parte deles foi contratada para o quadro de professores: 173 profissionais de magistério, no total, entre professores para a educação infantil e o ensino fundamental, além de orientadores pedagógicos e orientadores educacionais. Dentro ainda da rede municipal de ensino, o cargo de auxiliar de educação ganhou mais 74 profissionais.

Secretarias
Outras secretarias municipais também foram contempladas com a posse de servidores aprovados no mesmo concurso, a saber: Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Ordem Urbana, Meio Ambiente; Obras, Urbanismo e Serviços Públicos; Finanças, Desenvolvimento Rural e Administração.

Ampliação
A ampliação do quadro efetivo de funcionários da prefeitura possibilitou não apenas a melhoria da eficiência dos serviços em áreas essenciais para o cidadão, mas tornou realidade a criação de mais dois grupamentos da Guarda Municipal, um deles o grupamento ambiental e o outro o grupamento do trânsito.

You may also like

3 comments

Roberto 22 de outubro de 2019, 16:09h - 16:09

Enquanto isso, em Barra Mansa nada acontece.
Só os amigos do prefeito conseguem emprego.

OURO DE TOLO 22 de outubro de 2019, 06:53h - 06:53

É por isso que o Brasil está quebrado 564 funcionários pra uma cidadezinha do interior com pouco mais de 13 mil habitantes sendo que a maioria trabalha fora e nem fica na cidade.e ainda pretendem contratar mais?É quase 23 funcionários por habitante.

OURO DE TOLO 22 de outubro de 2019, 14:24h - 14:24

Correção: 1 funcionário para cada 23 moradores

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996