Contra a dengue

by Paulo Moreira

A chegada da época do ano em que o volume das chuvas costuma ser maior na região sudeste (outubro a março) vem levando a Prefeitura de Quatis a reforçar as ações de prevenção contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

***

Nesta sexta-feira, dia 06, acontece mais um mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de orientar os moradores da cidade sobre os procedimentos voltados a diminuir os riscos de formação de focos do Aedes aegypti. A saída dos vigilantes sanitários será às 8 horas, do pátio da estação ferroviária de Quatis, que se localiza no acesso para o bairro São Benedito.

***

Segundo a coordenadora do Serviço de Vigilância Sanitária e Ambiental do Município, Marta Maria da Silva Pires, o mutirão contará com a participação de aproximadamente 50 servidores públicos, entre agentes sanitários e funcionários de outras secretarias municipais que estão sendo chamados a atuar no trabalho de prevenção contra as doenças causadas pelo mosquito transmissor.

 

Orientação

Durante o mutirão, que vai transcorrer até às 12 horas, os moradores vão ser orientados a evitar recipientes com água parada e a verificar as condições de limpeza das suas residências e dos seus quintais. Haverá ainda a eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti, entre latas velhas, pneus e vasos com água parada. O mutirão dessa sexta-feira acontecerá nos bairros Santo Antônio, São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Água Espalhada e o Loteamento Alto Paraíso, todos situados acima da linha férrea, que divide os bairros da região central com os bairros da parte alta da cidade.

 

Cuidados

– Os cuidados que devem ser adotados contra a dengue e as outras doenças provocadas pelo mesmo mosquito são muitos conhecidos, mas, mesmo assim, é necessário ampliar cada vez mais a conscientização da população, principalmente neste período de maior incidência das chuvas. As ações educativas são ferramentas importantes na prevenção contra as doenças. A prefeitura realiza continuamente o trabalho preventivo, mas a luta para evitar casos da dengue passa também pela participação direta dos moradores – afirmou Marta.

 

Casos

Dados recentes do Ministério da Saúde confirmam o cenário preocupante da dengue no Brasil. Desde janeiro, as autoridades do setor registraram mais de R$ 1,5 milhão de casos da doença em todo o país, sendo que pelo menos 676 pessoas morreram em decorrência das complicações do problema.

 

Zika e chikungunya

Com relação à chikungunya e a zika, foram registrados até agora mais de 122 mil e de 10 mil casos, respectivamente. Os números de óbitos por essas duas doenças, a partir de janeiro, passam de 70 (chikungunya) e oito (zika). Os sintomas principais de dengue, chikungunya e zika são febre alta, dores musculares intensas, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas. Diante do surgimento de um ou mais destes sinais, a pessoa deve imediatamente procurar o Hospital São Lucas, instituição responsável pelo atendimento de pronto-socorro no Município, por meio de um convênio com a Prefeitura de Quatis.

 

Combate à pobreza

Agora é lei: o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECP), cuja validade ia até o fim deste ano, será prorrogado até 2023, quando deve terminar o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). É o que determina a Lei 8.643/19, sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (05/12).

 

ICMS

O texto, votado pela Alerj em novembro, determina a cobrança de dois pontos percentuais no ICMS dos maiores consumidores de energia elétrica, com gasto acima de 450 quilowatts/hora mensais, além de serviços de telecomunicações. Segundo o líder do governo na Alerj, deputado Márcio Pacheco (PSC), a medida é necessária para garantir a manutenção do Rio no Regime de Recuperação Fiscal. Ele lembrou que o adicional já valia para a faixa intermediária de consumo, entre 300 e 450 quilowatts/hora mensais. “Quem consome mais agora vai pagar igual a quem consumia menos e já pagava essa alíquota”, afirmou.

 

Equilíbrio

Na justificativa do projeto, o governador Wilson Witzel afirmou que a garantia das receitas oriundas do fundo é imprescindível para o equilíbrio fiscal estimado no Plano de Recuperação Fiscal, que prevê a retomada do crescimento econômico considerando o fundo. Apenas este ano, o FECP deve representar uma arrecadação de R$ 4,3 bilhões.

 

Emendas

Ao longo da votação, os deputados fizeram quase 80 emendas ao texto. Entre as modificações que foram incluídas no projeto estão a autorização para uso de até 50% do valor do fundo para o pagamento de pessoal nas áreas contempladas pelo Fundo, e a destinação de 0,2% dos recursos para custear o benefício de passe-livre nos transportes estaduais para estudantes do ensino médio técnico. Outra emenda aprovada mantém a obrigação do repasse de 5% do FECP para o Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social, sob pena de acarretar em irregularidades nas contas do governo.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996