Convite para debate

by Paulo Moreira

O candidato a vice prefeito de Volta Redonda, Antônio Furtado (PMDB), propôs durante o programa eleitoral veiculado nesta segunda-feira, dia 29, uma discussão entre todos os candidatos à vice. A data do encontro ainda será definida em comum acordo com os partidos.

***

Segundo Furtado o Brasil vive um momento em que os vices estão em evidência, com vices governando estados e o país.

***

O papel do vice é importante e a população tem direito de comparar para perceber quem está preparado para servir a cidade. Será um debate de ideias, competências e que fortalecerá a democracia, declarou.

***

No programa eleitoral, Antônio Furtado, que é delegado de Polícia Civil e vice na chapa de America Tereza, destacou os projetos na área de segurança e enfatizou como as ruas ficarão mais seguras com o projeto “Olho Vivo”.

***

“Vamos integrar as câmeras de segurança pública com as particulares. Com isto a cidade terá mais monitoramento e as ruas vão ficar mais seguras”, frisa.

 

Falta d’água
O secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica de Pinheiral, Jorge Melhem, participou, na manhã desta segunda-feira (29) no Rio de Janeiro, de sessão regulatória extraordinária para tratar de assuntos relativos à Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), entre eles, reajuste de tarifa solicitado pelo órgão do Governo do Estado. O encontro aconteceu na Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro) e teve como objetivo realizar uma consulta pública junto aos municípios.

Sem reajuste
Nomeado pelo prefeito José Arimathéa Oliveira para representar o município na ocasião, o secretário Jorge Melhem ratificou a manifestação do gestor que alegou, através de um formulário de contribuição, o seguinte: “Declaro em que pesem o excelente estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas Projetos, bem como os investimentos efetuados pela Cedae, que requerem ressarcimento para que não comprometa o equilíbrio econômico da companhia, que a população de Pinheiral, em face da crise econômica instalada, não suporta no momento qualquer tipo de reajuste tarifário”.

Falhas no abastecimento
Aproveitando a oportunidade, o secretário protocolou, junto à secretaria da Agenersa, um ofício sobre as constantes falhas no abastecimento de água pela Cedae. O ofício, direcionado ao conselheiro presidente, José Bismarck Vianna de Souza, pede a elaboração de diligências, junto aos seus técnicos, no sentido de que sejam apontadas e solucionadas as causas do problema que vem afetando diariamente, e, sobretudo, as famílias mais carentes.

Estação de tratamento
Recentemente, a Cedae chegou a emitir um comunicado à prefeitura de Pinheiral informando sobre a realização de obras de melhorias e aumento de produção na Estação de Tratamento de Água, passando dos atuais 70 l/s para 120 l/s, o que poderia ocasionar em problemas de abastecimento. No aviso, assinado por Luiz Antônio Rivello, da gerência Médio Paraíba, é ressaltado que a Companhia está trabalhando com uma vazão abaixo da demanda do município.

Itinga
O grupo de trabalho formado para debater e propor soluções para a questão fundiária e ocupação do bairro Itinga, em Angra dos Reis, reuniu-se na quinta-feira, dia 25, no auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA). Na pauta, a continuação das discussões acertadas na primeira reunião, feita em 10 de agosto: o levantamento fundiário e análise territorial, com a sobreposição de mapas e fotos aéreas do loteamento Tormar Pereira, desmembramentos e áreas de condomínios.

Formação
O grupo de trabalho é formado pela Secretaria Municipal da Cidade Sustentável, Procuradoria-Geral do Município, Secretaria Municipal de Fazenda e Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Na reunião de quinta-feira, compareceram o presidente da Associação de Moradores da Itinga, José Bernardes, e representantes da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito e da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, que foram convidados.

Debates
Além da apresentação de um resumo da aula pública feita em 20 de agosto, no auditório do CEA foram debatidos a ação de fiscalização por parte da prefeitura e como coibir novas construções irregulares na Itinga. O bairro tem um histórico de ocupação que remonta ao século XIX, detalhado na aula pública. Também foram discutidos os instrumentos legais sobre o uso e as concessões das áreas. Foi proposta à comunidade a elaboração de um “diagnóstico ambiental participativo”.

Agenda
O GT agendou uma nova aula pública na Itinga, para o dia 3 de setembro, a partir das 14h. O grupo fará nova reunião no dia 6, às 9h, no auditório do Centro de Estudos Ambientais.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996