DDT contra o Aedes

by Paulo Moreira

O texto do jornalista Aurélio Paiva em sua coluna “Bastidores & Notas” do dia 20 de dezembro, afirmando que as epidemias de dengue, zika e chikungunya se devem, em parte, à proibição do uso do DDT, teve repercussão internacional.
***
No dia 28 de janeiro, Kirsten Andersen, colunista do maior site católico do mundo, o Aleteia, escreveu, na versão em inglês da página, sobre a reação mundial à epidemia de zika.
***
Ela citou Aurélio, dizendo que ele apelou pela reconsideração da proibição do uso do DDT – um poderoso inseticida que acabou com o mosquito da dengue no Brasil em meados da década de 50 do século XX.
***
Kirsten não concorda completamente com Aurélio: ela considera o DDT e outras soluções tecnológicas adotadas pela humanidade, como a energia atômica, como “double-edge swords”, uma expressão que pode ser traduzida como “facas de dois gumes”.
***
No início de sua citação do texto de Aurélio, Kirsten lembra as frases finais daquela coluna: “Mas o fato é que é preciso quebrar o tabu de nem sequer se cogitar o uso do DDT no Brasil.
DDT virou nome feio.
Não é.
Nomes feios são dengue, zika, chikungunya e microcefalia”.

Definição
Na próxima quarta-feira (17), está prevista a eleição para liderança da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. A disputa vai ser entre os deputados federais Leonardo Picciani, do Estado do Rio, e Hugo Motta, da Paraíba.

Reflexos
O resultado da eleição deve ter reflexos no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), na representação contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) e até no cenário das eleições municipais no Estado do Rio. É que os fluminenses Picciani e Cunha estão em lados opostos e um tenta tomar território do outro.

Tranca pautas
O Plenário da Câmara dos Deputados terá de votar, a partir de terça-feira (16), duas medidas provisórias que trancam a pauta, assim como dois projetos de lei com urgência constitucional vencida (regulamentação do teto salarial do serviço público e definição do crime de terrorismo).
A primeira das MPs é a 695/15, cujo texto aprovado em comissão mista reabriu o prazo para clubes de futebol aderirem ao parcelamento de dívidas previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte . O prazo acabou em 30 de novembro de 2015.

Lotex
Outro ponto da MP 695 é a autorização para que a loteria instantânea Lotex (raspadinha) explore comercialmente eventos de apelo popular, datas comemorativas, referências culturais e licenciamentos de marcas e de personagens. A Lotex foi criada pela Lei 13.155/15 inicialmente para funcionar apenas com temas ligados ao futebol.

Reforma administrativa
Já a Medida Provisória 696/15 reorganiza e diminui ministérios e órgãos da Presidência da República. O texto reduz de 39 para 31 o número de ministérios. Algumas dessas mudanças são a fusão dos ministérios do Trabalho e da Previdência Social e a extinção do Ministério da Pesca, que se transformou em uma secretaria ligada ao Ministério da Agricultura.

Teto do funcionalismo I
O primeiro projeto de lei do Executivo com prazo de urgência constitucional vencido é sobre a regulamentação do teto de remuneração do serviço público. O texto fixa novas normas para o cálculo desse teto, tanto para o servidor público quanto para os agentes políticos.

Teto do funcionalismo II
O projeto determina que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios instituam sistema integrado de dados relativos às remunerações, proventos e pensões pagos aos servidores e militares (ativos e inativos) e pensionistas, para fins de controle do teto.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996