De fora

by Diário do Vale

A Prefeitura de Resende informa que não foi convocada para audiência pública realizada na quarta-feira (08) pela Câmara Municipal.

*

O encontro debateu a situação da área onde funciona a escola de paraquedismo Skydive e o Aeroclube, localizada em área anexa ao Aeroporto Agulhas Negras.

*

A área pertence à União sob responsabilidade da administração municipal.

*

Além disso, a prefeitura esclarece que pediu reintegração de posse da área porque há uma deliberação da Secretaria de Aviação Civil e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), questionando a ocupação e utilização indevida do espaço público.

*

Também existe um questionamento dos ministérios público Federal e Estadual sobre a ocupação da área sem a realização de processo licitatório por parte do município.

*

– Nossa intenção não é prejudicar nenhuma entidade, mas regularizar a exploração privada de espaço público sem contrapartida. Vale ressaltar que a Prefeitura é a favor do esporte, e a medida vai certamente beneficiar o esporte de Resende, pois poderemos, com a licitação, ampliar o número de atividades oferecidas no local – enfatizou o procurador-geral do município, Kléber Luis de Souza.

*

Conselhos

A Secretaria de Educação implantou, nas 1.290 unidades, os Conselhos Escolares da rede estadual de ensino, conforme previsto no Decreto nº 44.773, de 6 de maio de 2014.

Cada unidade escolar, através da Comissão Organizadora nomeou ontem os membros escolhidos, mediante ata lavrada e assinatura do Termo de Compromisso.

Conselho II

Os Conselhos Escolares são órgãos colegiados compostos por representantes da comunidade escolar.

Entre suas principais funções estão: garantir a participação da comunidade escolar nas ações pedagógicas e administrativas; analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da unidade, propondo sugestões; e mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da Educação.

Composição

Formados por até 17 membros, os Conselhos Escolares são constituídos por diretor da unidade, professores, funcionários administrativos, alunos e responsáveis.

O processo de escolha dos membros se deu mediante consulta à comunidade escolar, no período de 1º a 3 de junho.

Funções

Entre os titulares do conselho estão: Presidente, Vice-Presidente e Secretário do Conselho Escolar.

Estes cargos são preenchidos por membros efetivos, maiores de 18 anos, escolhidos na reunião de posse e instalação do Conselho.

O mandato não é remunerado.

Educativas

Todas as unidades escolares da rede já possuem o órgão colegiado.

Esse é um espaço para discutir questões educativas e seus desdobramentos na prática político-pedagógica da escola.

O órgão exerce funções consultiva, propositiva, mobilizadora e fiscalizadora.

Em setembro de 2014, a rede estadual iniciou a instalação dos Conselhos Escolares em 144 unidades.

Palestra I

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), em parceria com o Banco Sicoob, vai realizar no dia 14 a palestra “A Atuação das Cooperativas de Crédito no Sistema Financeiro”, ministrada pela jornalista, especialista em economia, Maria Luquet.

O evento será realizado no espaço CDL-VR, às 19 horas, em comemoração ao Dia do Comerciante, 16 de julho.

Os temas abordados serão referentes às finanças empresariais, por meio as cooperativas de crédito.

A palestrante

Mara Luquet, repórter da GloboNews, do Jornal da Globo, sócia da editora Letras E Lucros, especializada em edição de livros de finanças pessoais, autora de livros como “O Assunto é dinheiro”, “Tristezas não pagam dívidas”, “Como gastar sem culpa e investir sem erros”, entre outros, foi escolhida para apresentar a palestra, não só pelo seu vasto currículo, mas pela clareza com que trata dos temas financeiros.

 Aliás

Para a presidente da CDL-VR, Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, a ação é importante para os associados à entidade, que são clientes do Sicoob, entenderem melhor o mecanismo e o trabalho das cooperativas de crédito.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996